Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o mais forte no prólogo que abriu o 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias na Figueira da Foz. Joaquim Silva (Efapel Cycling) conseguiu o segundo melhor tempo e Tiago Antunes (Efapel Cycling) foi o terceiro melhor corredor no dia de hoje.
No arranque do 31.ª Grande Prémio Jornal de Notícias, alinharam à partida para o prólogo inaugural da prova 122 corredores, distribuídos por 18 equipas, entre elas as nove equipas continentais portuguesas, seis equipas portuguesas de clube e equipas três espanholas. Este esforço individual de 11,3 quilómetros, permitiu que se fizessem logo algumas diferenças na geral individual.
O primeiro corredor a partir foi o espanhol Miguel Moya Cano (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo), estabelecendo o tempo a bater em 17m18s. A sua marca não tardaria a ser batida, e seria Diogo Narciso (L.A. Alumínios-Credibom-MarcosCar) a fazê-lo, com um tempo de 16m32s. Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista) conseguiu ganhar alguns segundos a Diogo Narciso, terminando o prólogo em 16m21.
Foi preciso chegar Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) para estabelecer uma marca abaixo dos 16 minutos. O corredor português concluiu o seu esforço individual em 15m53s. A partir deste momento, a equipa Glassdrive-Q8-Anicolor foi-se mantendo no topo da tabela dos tempos, seguindo-se Luís Mendonça, com 15m26s, e António Carvalho, com 15m21s.
No entanto, ainda faltava terminarem o prólogo vários corredores, entre eles Tiago Antunes (Efapel Cycling), que viria a assumir a liderança após ter batido António Carvalho por nove segundos.
Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) levou a equipa de regresso ao topo da tabela dos tempos, tendo sido o único corredor a baixar dos 15 minutos, terminando com um tempo de 14m53s. Joaquim Silva (Efapel Cycling) estabeleceu a segunda melhor marca do prólogo de hoje, com 15m09s, mais 16 segundos do que o uruguaio. Seguiu-se o seu colega de equipa, Tiago Antunes, com 15m12s, ficando assim a 19 segundos do tempo de Maurício Moreira. Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO) foi o melhor corredor sub-23, tendo terminando na 21.ª posição, a 1m07s do vencedor do prólogo.
A primeira etapa em linha do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias vai disputar-se amanhã, numa tirada de 143,7 quilómetros, com partida e chegada em Gondomar. A partida está prevista para as 12h00 e a chegada para as 15h25.