A Seleção Nacional esteve em destaque no segundo dia do Campeonato do Mundo de Pista, em Ballerup, na Dinamarca. Maria Martins conseguiu o melhor resultado, tendo sido sexta na eliminação, enquanto o estreante Diogo Narciso foi 10.º no scratch.
Maria Martins fez uma corrida de grande nível, bem colocada desde o arranque. A exceção valeu-lhe um susto que a deixaria na 14.ª posição, mas conseguiu recuperar a tempo não tardou a recolocar-se na zona dianteira da corrida. Quando restavam apenas ciclistas favoritas ao título Mundial, a ciclista portuguesa acabou eliminada por muito pouco, num duelo com a irlandesa Lara Gillespie.
“A Maria fez uma corrida muito boa. Esteve muito bem técnica e taticamente ao longo de toda a prova e conseguiu resolver os vários problemas que surgiram, evitando a eliminação. Chegou à parte final da corrida, em que já tinha alguma falta de energia e, provavelmente, foi por isso que foi eliminada”, analisa Gabriel Mendes.
A medalha de ouro acabou no peito da neozelandesa Ally Wollaston. A belga Lotte Kopecky e a estado-unidense Jennifer Valente completaram o pódio da eliminação por esta ordem.
Na estreia em Campeonatos do Mundo de elite, Diogo Narciso também esteve em destaque na prova de scratch, tendo terminado os 15 quilómetros no 10.º lugar. O jovem português conseguiu manter-se junto dos mais fortes e dobrou o pelotão, juntamente com um lote restrito de favoritos, quando faltavam cerca de 15 voltas para o final.
Na reta final da prova, Diogo Narciso não foi capaz de responder ao ataque do japonês Kazushige Kuboki, que voou para o ouro, seguido do dinamarquês Tobias Aagaard Hansen e do francês Clément Petit. O ciclista luso, ainda assim, conseguiu terminar entre os dez melhores do Mundo.
“Foi a estreia do Diogo e gostei bastante da forma como abordou a corrida. Arrancou quando tinha de arrancar, que foi no momento decisivo para podermos estar no lote de atletas que iriam discutir a corrida. Foi à procura disso e deu a volta ao pelotão. Na parte final, já mais fatigado, não conseguiu o melhor posicionamento, mas teve uma boa prestação. Agora tem de continuar a trabalhar para continuar a progredir”, avalia o Selecionador Nacional de Pista.
Esta sexta-feira será um dia muito preenchido para Portugal no velódromo dinamarquês. Maria Martins vai disputar o concurso de omnium, com provas agendadas para as 13h30 (scratch), 14h59 (tempo), 18h34 (eliminação) e 20h03 (corrida por pontos).