PUB bikeinn_cod_728x90_por

17º BTT XCO ACRAPProselo, em Arcos de Valdevez, acolheu a 13.ª e penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros. José Dias e Joana Monteiro venceram em elites o 17.º BTT XCO ACRAP enquanto os vencedores das restantes categorias foram João Rocha (juniores), Manuel Lopes (masters 30), Abel Machado (masters 40), Joaquim Ferreira (masters 50), Vinício Rodrigues e Raquel Queirós (cadetes), Guilherme Fangueirinho e Ana Santos (juvenis), Hugo Cruz e Beatriz Pereira (infantis), João Martins e Matilde Fraga (iniciados), Hugo Ramalho e Lara Azevedo (pupilos-benjamins) e Tiago Alves (promoção). Coletivamente triunfaram a ASC/Bike Zone-Vila do Conde (competição) e a Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact (escolas).
Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o 17º BTT Cross Country foi disputado nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP, em Proselo, Arcos de Valdevez, num dia cinzento e com muita chuva.
17º BTT XCO ACRAP 1José Dias (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) foi o mais forte no escalão de elites, isolando-se na frente da corrida à segunda passagem pela linha de meta e vencendo de forma incontestada o 17.º BTT XCO ACRAP. Na segunda posição classificou-se Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima) e na terceira Luís Pereira (Joane BTT / Trilhos Bike).
17º BTT XCO ACRAP Joana MonteiroA minhota e Campeã Nacional Joana Monteiro (ASC/Bike Zone-Vila do Conde), em elites femininas, somou em Proselo mais uma vitória no Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros, enquanto Diana Ferreira (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim) foi segunda e Ana Ramalho (BTT Matosinhos) a terceira.
João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar), também ele minhoto e Campeão Nacional, foi o melhor no escalão de juniores, deixando Márcio Taledo (Saertex Portugal/ Edaetech) e Rafael Torres (ASC / Focus Team – Vila do Conde) nas restantes posições do pódio.
Em masters 30, Manuel Lopes (ASC / Focus Team – Vila do Conde) regressou em Proselo aos triunfos, ficando na segunda posição Aurélio Reis (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) e na terceira Celestino Faria (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim).
Abel Machado (ASC/Focus Team-Vila do Conde) venceu em master 40, enquanto Hugo Castro (Rodabike / ACRG / Gondomar) e Carlos Araújo (BTT Matosinhos) terminaram o 17.º BTT XCO ACRAP, respetivamente, no segundo e terceiro lugares.
17º BTT XCO ACRAP 2Joaquim Ferreira (Individual) foi o melhor no escalão de masters 50, seguindo-se na classificação João Araújo (JUM Marinhas / Sanitop / KTM) foi e Fernando Silva (Rodabike / ACRG / Gondomar).
Vinício Rodrigues (Saertex Portugal/ Edaetech) triunfou no escalão de cadetes, tendo Tiago Santos e Hélder Gonçalves, ambos da equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact, ocupado o segundo e terceiro lugares. Em femininos, Raquel Queirós (ASC/Focus Team-Vila do Conde) regressou m Proselo aos triunfos no Campeonato do Minho, deixando nas posições seguintes do pódio a sua colega de equipa Jéssica Costa e Celina Faria (JUM Marinhas – Sanitop – KTM).
Em juvenis, Guilherme Fangueirinho (JUM Marinhas – Sanitop – KTM) e Ana Santos (ASC / Focus Team-Vila do Conde) sagraram-se vencedores do 17.º BTT XCO ACRAP enquanto Hugo Cruz (BTT Braguinhas / Padim da Graça) e Beatriz Pereira (CRC Garbo / Vegas Cosmetics) venceram em infantis, João Martins (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) e Matilde Fraga (Bila Biker´s / Carnes Silva / Cycles Oliveira) em iniciados e Hugo Ramalho (Escola BTT Matosinhos) e Lara Azevedo (Escola BTT Matosinhos) em pupilos/benjamins. Na categoria de promoção, o melhor foi Tiago Alves.
A vitória coletiva (competição) no 17.º BTT XCO ACRAP foi da ASC / Focus Team-Vila do Conde, ficando na segunda posição a equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact e na terceira a Saertex Portugal / Edaetech.
A equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact foi a vencedora coletiva nos escalões de escolas com o CRC / Garbo / Vegas Cosmetics a assegurar o segundo posto e a Escola BTT Matosinhos o terceiro.
17º BTT XCO ACRAP MulheresO 17º BTT XCO – ACRAP teve o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Proselo, Instituto Português da Juventude, Federação Portuguesa de Ciclismo, Mapfre | Seguros, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma, POPP Design, Guimatubos e Bike Magazine (revista oficial).
A última prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros será disputada no próximo dia 25 de outubro em Vila Franca – Viana do Castelo. O XI BTT de Vila Franca é organizada pelos Amigos do Desporto da Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Junta de Freguesia de Vila Franca. A competição de Cross Country Olímpico regressará assim a Vila Franca após alguns anos de interregno. O XI BTT de Vila Franca será disputado num circuito que terá como base a encantadora paisagem da freguesia, desde o espaço envolvente do Adro da Paróquia de S. Miguel aos trilhos mais sinuosos da encosta do Monte de Roques. O percurso será o mais cuidado, atrativo e com surpresas para que o espetáculo e divertimento estejam garantidos.
17º BTT XCO ACRAP Mulheres 2Além de ser a última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros, o XI BTT de Vila Franca será um teste às condições, percurso e à organização para receber no próximo ano, em Vila Franca, a primeira prova do Portugal Cup XCO – Categoria C2, prova pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos, com data prevista para 12/13 de março.
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2015, agendada para o dia 21 de novembro (Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2015 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

PUB