Jaguar Usa Sistema Bike Sense Para Proteger Ciclistas

1320

Jaguar Bike SenseA Jaguar Land Rover está a desenvolver uma gama de novas tecnologias que utilizam cores, sons e o tacto para alertar os condutores para perigos potenciais e evitar acidentes com veículos de duas rodas.

Os sensores do veículo irão detectar quando outro utilizador da estrada se aproxima e identificarão se se trata de uma bicicleta ou de uma moto, alertando o condutor para o risco potencial antes de este o ver.

Bike SenseEm vez de utilizar um ícone ou um som de aviso genérico, Bike Sense utiliza luzes e sons que o condutor associa instintivamente a um perigo potencial, reduzindo o tempo de resposta do condutor. Se se tratar de uma bicicleta, o sistema de áudio do automóvel emite um som semelhante a uma campainha de uma bicicleta, enquanto se for uma mota o som emitido será o de uma buzina vindo do lado de onde a moto se encontra.

Se uma bicicleta ou mota surgirem por trás do veículo, o Bike Sense detecta se se trata de uma ultrapassagem ou se está a passar o veículo pela direita, com o topo do banco do condutor a “estender-se” para dar um toque no ombro esquerdo ou direito do condutor, de forma a que este olhe de forma instantânea para o lado em questão. À medida que o ciclista se aproxima, uma série de luzes LED nas calhas das janelas, tablier e pára-brisas iluminam-se em cores laranja e vermelho consoante a proximidade do ciclista.

Jaguar Bike Sense 2O Bike Sense também consegue detectar peões ou ciclistas que estejam tapados por um veículo parado, emitindo uma combinação de luzes e sons no interior que chamam a atenção do condutor para a situação. Caso o condutor ignore os alertas e pressione o acelerador, o Bike Sense transmite uma vibração ao pedal do acelerador e torna-o mais firme para impedir que continue a ser pressionado até que o perigo seja ultrapassado. Também poderá ajudar a evitar a abertura de portas quando um ciclista se estiver a aproximar, uma vez mais através de uma combinação de luz, som e vibração na pega da porta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome