PUB

Guy Niv (28 anos), o ciclista profissional que fez história como o primeiro israelita a correr no Tour de France decidiu aposentar-se do desporto.

GUY NIV, O ISRAELITA QUE QUEBROU BARREIRAS TERMINA A SUA CARREIRA AOS 28 ANOSNiv informou a equipa da sua surpreendente escolha há duas semanas e, embora lhe tenha sido solicitado que reconsiderasse, manteve-se firme na sua decisão de encerrar a sua carreira, admitindo que “foi a decisão mais difícil que já tomei, mas a chama interna que queimou desde que comecei a correr acabou.”

PUB

Guy Niv: “Eu sei que vai parecer uma completa surpresa para muitos, mas as poucas pessoas que estão mais próximas de mim sabiam que isso estava a ferver há já muito tempo. Existem muitas razões por trás disso, mas a principal é que percebi que não tenho mais a vontade e a motivação essenciais para alcançar as metas que sou capaz como ciclista profissional.”

GUY NIV, O ISRAELITA QUE QUEBROU BARREIRAS TERMINA A SUA CARREIRA AOS 28 ANOSEle continuou: “Admito que sempre acreditei que desistiria apenas quando atingisse todo o meu potencial. Ainda estou longe desse ponto. Na verdade, terminei recentemente o meu segundo TDF com o melhor desempenho de todos os meus cinco Grand Tours anteriores, provando que ainda estou a progredir, mas ainda acredito que é hora de deixar tudo para trás.

GUY NIV, O ISRAELITA QUE QUEBROU BARREIRAS TERMINA A SUA CARREIRA AOS 28 ANOS
Photo Luca Bettini/Sprintcyclingagency©2022

“Algo se desligou dentro de mim durante a temporada de 2022. Não apreciei como antes. Sempre soube por que decidi enfrentar o desporto mais difícil do mundo, essa estrela do Norte que me guiou nos momentos mais difíceis e me fez subir para a minha bicicleta e esforçar-me até ao limite. Mas perceber que a perdi deixou-me com apenas uma opção: fazer uma nova jornada longe do ciclismo.”

A decisão de Niv foi recebida “com dor e tristeza” pelo fundador e coproprietário da equipa, Ron Baron.

GUY NIV, O ISRAELITA QUE QUEBROU BARREIRAS TERMINA A SUA CARREIRA AOS 28 ANOSBaron: “Guy é o atleta que realizou o objetivo e o sonho que estabelecemos quando começámos este projeto em 2014 – ter um atleta israelita na maior corrida de todas e inspirar a jovem geração de ciclistas em Israel. Guy é um modelo para muitos em Israel e no exterior, tanto como atleta como ser humano, com valores e um verdadeiro amor por Israel. Nós lamentamos realmente que ele esteja a sair, mas respeitamos a sua decisão. Estamos empolgados em ver o jovem talento israelita que está a surgir e esperamos ver os melhores competirem com a IPT e seguir os passos de Guy.”

Proprietário principal da equipa Sylvan Adams:

GUY NIV, O ISRAELITA QUE QUEBROU BARREIRAS TERMINA A SUA CARREIRA AOS 28 ANOS“O Guy ligou-me para me informar sobre a sua decisão de se aposentar do ciclismo profissional, uma decisão que eu entendo e aceito. O nosso desporto é extremamente exigente e exige muito sacrifício, incluindo longas ausências de casa. Todos os atletas eventualmente se aposentam, e Guy decidiu que este é o momento dele. Guy correu mais Grand Tours do que qualquer outro israelita. Ele também foi o primeiro a correr no Tour de France, uma conquista que será para sempre dele. Agradeço ao Guy por tudo o que fez pela nossa equipa e desejo-lhe sorte na próxima fase da sua vida.”

GUY NIV, O ISRAELITA QUE QUEBROU BARREIRAS TERMINA A SUA CARREIRA AOS 28 ANOS
Photo Kei Tsuji/Sprintcyclingagency©2022

Niv está a pôr fim a uma carreira relativamente curta, mas movimentada, tornando-se um símbolo do progresso feito no desporto do ciclismo em Israel. Ele começou como ciclista de montanha e fez parte dessa equipa nacional antes de se decidir mudar para o ciclismo de estrada com a equipa de desenvolvimento da Israel Cycling Academy, aos 22 anos.

Menos de um ano depois, ele começou o histórico Giro d’Italia em Jerusalém, mas a doença obrigou-o a abandonar durante a quinta etapa. Niv prometeu manter o foco e não deixar que isso atrapalhasse o seu progresso, e ele cumpriu sua promessa. Ele terminou o Giro em 2019 e passou a competir e completar com sucesso cinco Grand Tours, mais do que qualquer atleta israelita, tornando-se um atleta sólido e gregário com a equipa WorldTour.

GUY NIV, O ISRAELITA QUE QUEBROU BARREIRAS TERMINA A SUA CARREIRA AOS 28 ANOS
Photo Luca Bettini/Sprintcyclingagency©2022

Kjell Carlstrom, gestor da IPT: “Para mim, a dedicação de Guy à equipa é o que mais se destaca. Ele definitivamente inspirou jovens israelitas a pedalar, com o objetivo de se tornarem profissionais. Tenho certeza de que isso continuará, e Guy será de grande ajuda orientando qualquer aspirante a ciclista com conselhos sobre como se comportar profissionalmente.”

Guy Niv agradece à equipa Israel – Premier Tech por “uma jornada inesquecível”.

GUY NIV, O ISRAELITA QUE QUEBROU BARREIRAS TERMINA A SUA CARREIRA AOS 28 ANOSNiv: “Foi uma jornada emocionante. Levou-me aos lugares mais incríveis, conhecendo e trabalhando com maravilhosos companheiros de equipa e funcionários. Acima de tudo, quero agradecer à equipa e especialmente ao Sylvan e ao Ron, que me permitiram sonhar em grande e alcançar muitas conquistas juntos.”

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui