Estruturas de Parqueamento de Bicicletas

321
O Grupo Municipal do PEV, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou um requerimento em que questiona a autarquia sobre as Estruturas de Parqueamento de Bicicletas na cidade de Lisboa.

”Os Verdes” tiveram conhecimento que algumas das estruturas de parqueamento de bicicletas na cidade de Lisboa ou foram deficientemente instaladas, ou não têm tido qualquer manutenção que possibilite uma ligação segura de correntes e cadeados das bicicletas a esses suportes.

Com este requerimento, “Os Verdes” pretendem saber se a autarquia pondera proceder à reparação dos equipamentos deficientemente montados, deixando-os em segurança de uso e quando o prevê fazer. Questionam ainda a Câmara Municipal de Lisboa no sentido de averiguar se esta possui algum contrato de manutenção com as empresas construtoras/financiadoras do projecto de construção de ciclovias, e, em caso afirmativo para que período de tempo e para que troços.

REQUERIMENTO

O Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes» teve conhecimento que algumas das estruturas de parqueamento de bicicletas na cidade de Lisboa ou foram deficientemente instaladas, ou não têm tido qualquer manutenção que possibilite uma ligação segura de correntes e cadeados das bicicletas a esses suportes.

Segundo a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta – FPCUB – o suporte deve ser resistente ao corte e impossível de remover recorrendo a ferramentas comuns, aconselhando mesmo que esses “suportes poderão estar todos interligados entre si, ao nível do pavimento, facilitando a sua fixação”, como forma dissuasora do roubo.

Considerando que, nalgumas dessas estruturas, estes cuidados não são acautelados, o que acaba por resultar no furto de bicicletas, em vários locais da cidade como, por exemplo, em Telheiras, onde os furtos têm sido recorrentes.

Considerando que, assim, torna-se difícil que os cidadãos recorram a meios de mobilidade suave, uma vez que Câmara Municipal de Lisboa não promove de forma eficaz o recurso à utilização da bicicleta, uma vez que não garante a segurança dos equipamentos que instala.

Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:

1- Pondera a autarquia proceder à reparação dos equipamentos deficientemente montados, deixando-os em segurança de uso?

1.1- Se sim, quando prevê fazê-lo?

2- Tem a Câmara Municipal de Lisboa algum contrato de manutenção com as empresas construtoras/financiadoras do projecto de construção de ciclovias?

2.1- Se sim, de que valor, para que período de tempo e para que troços?

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome