PUB

A cidade de Conceição do Mato Dentro (MG), com pouco mais de 17 mil habitantes, terá sua rotina alterada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2021.

Santander Brasil Ride Espinhaço, De 14 E 18 De Dezembro
© Fabio Piva / Santander Brasil Ride

As bicicletas de competidores vindos de todas as partes do Brasil e também do mundo tomarão conta das ruas e trilhas da região, durante a realização da Santander Brasil Ride Espinhaço, prova de mountain bike com cinco etapas, responsável por encerrar o calendário internacional de competições da modalidade no Brasil em 2021.

PUB

O turismo e a economia local terão forte impacto, com a expectativa de lotação máxima da rede hoteleira durante a semana do evento. Seguindo assim o que é visto em todos os municípios que já receberam provas do Tour Santander Brasil Ride nos últimos 12 anos de sua realização. O circuito esteve nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul, fazendo agora sua estreia em Minas Gerais.

Santander Brasil Ride Espinhaço, De 14 E 18 De Dezembro
© Fabio Piva / Santander Brasil Ride

“Com a Santander Brasil Ride nós não estamos apenas dinamizando e divulgando o turismo em Conceição do Mato Dentro, que é a capital mineira do ecoturismo, na região do Médio Espinhaço, parte da Estrada Real. Mas, nós estamos também internacionalizando Conceição do Mato Dentro como um importante destino turístico de Minas Gerais e do Brasil, além de toda essa região privilegiada do maciço do Espinhaço, com sua vocação natural para o turismo de aventuras, o ecoturismo, o turismo histórico, cultural, religioso e culinário”, comenta Zé Fernando, prefeito de Conceição do Mato Dentro.

“E toda essa extensa cadeia produtiva que envolve o turismo é dinamizada com a realização de um evento desse porte, que tem a visibilidade mundial, como podemos ver em todas as edições da Santander Brasil Ride. Espero que um evento com essa grandeza, com essa visibilidade, seja o começo de uma nova fase no turismo de Conceição do Mato Dentro e de toda nossa região”, complementa o prefeito da cidade mineira.

A prova em Conceição do Mato Dentro contará com cinco etapas, totalizando 220 km e mais de 7.000 m de altimetria acumulada. No primeiro dia, 14 de dezembro, serão pedalados 16,5 km em 478 m no prólogo. Já no segundo, 50,6 km e 1.760 m de altimetria, enquanto na terceira etapa, 85 km e 2.788 m de altimetria, sendo a mais longa da competição. A quarta será a do XCO, em uma pista de 5,3 km, totalizando 26,5 km e 865 m de altimetria. A decisão, no dia 18, terá 37,7 km e 1.286 m de altimetria total.

Santander Brasil Ride Espinhaço, De 14 E 18 De Dezembro
© Fabio Piva / Santander Brasil Ride

“A Santander Brasil Ride está sendo realizada em Conceição porque a cidade reúne todas as condições para sediar um evento dessa grandeza e magnitude, que envolve números vultosos. Isso vem aferir que estamos estruturados para receber o turismo em todas as suas formas, além de preparados também em questão de segurança, conforto, atrativos, rede hoteleira, comércio e serviços”, avalia o prefeito de Conceição do Mato Dentro.

“Tenho certeza que esse evento é um marco e vem consolidar Conceição do Mato Dentro como a capital nacional do mountain bike, com suas trilhas mapeadas, sinalizadas, sua natureza exuberante e envolvente, seu turismo de base comunitária, que está se desenvolvendo naturalmente nas comunidades rurais. Estamos diante de um momento de transformação e um novo tempo no turismo de nossa região, fazendo a integração dos circuitos turísticos dos Diamantes e da Serra do Cipó, a 160 km do Aeroporto Internacional de Confins. E os nossos projetos não param, aqui também temos eventos de gastronomia, religiosos e culturais, que serão retomados gradativamente quando os índices pandêmicos demonstrarem segurança”, finaliza Zé Fernando.

Apoio institucional – A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) também vê com ótimos olhos a realização inédita da Santander Brasil Ride Espinhaço. “A Santander Brasil Ride é um evento que agrega muito para o fortalecimento da nossa modalidade. Agora, com essa edição na Serra do Espinhaço, os atletas terão uma experiência única e poderão competir e desfrutar de uma região acolhedora e ideal para a prática do mountain bike, como é o caso do município de Conceição do Mato Dentro. Desejo uma boa prova a todos”, comenta José Luiz Vasconcellos, presidente da entidade.

Maior premiação do ciclismo nacional – A Santander Brasil Ride Espinhaço já chega ao calendário elevando a outro patamar o ciclismo nacional. Com mais de 140 mil reais de prêmios em dinheiro, o evento ofertará a maior premiação do Brasil na história deste esporte, que é um dos que mais cresce no País e no mundo. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens terão premiação igual na prova.

Encerramento com chave de ouro – Disputa marcada para o sábado (18), a Maratona do Cipó será responsável por encerrar com chave de ouro a ultramaratona, com um percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria tour, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui