Ecopistas e Ciclovias, um passeio ecológico

230

É um brinquedo para os mais pequenos, um desporto para os radicais e agora até um meio de transporte. A bicicleta transformou estilos de vida e até cidades. Portugal dispõe de mais de 1500 km de ciclovias.
Bicicletas de montanha, híbridas ou de estrada, para passeio e lazer, para BTT, downhill, freeride ou BMX. Várias cores, modelos e características definem cada bicicleta que, por sua vez, se adapta ao uso pretendido, num universo onde não se esquecem as tão recentes (e na moda!) bicicletas desdobráveis ou elétricas que, ora cabem em qualquer lado e se tornam fáceis de transportar, ora ajudam o ciclista na árdua tarefa de pedalar em subidas ou longos caminhos. Assim, para quem pretende apenas um passeio, o esforço é compensado e para quem prefere começar a pedalar longe da sua área de residência, basta que leve a bicicleta debaixo do braço e a abra onde lhe parecer melhor. Facilidades que se adequam aos novos tempos.
E se não tem bicicleta própria, nem isso o poderá dissuadir de um passeio mais ecológico, em que poderá conciliar o lazer com o exercício. É que, hoje em dia, os municípios já disponibilizam aluguer de bicicletas a preços acessíveis, ou até mesmo de forma gratuita, com dezenas de parques espalhados pelas cidades, nomeadamente nos terminais rodoviários e ferroviários.
Ecopistas e Ciclovias:
De acordo com os últimos dados, Portugal dispõe de mais de 1 500 quilómetros de ciclovias, percursos cada vez mais adaptados aos ciclistas e ao seu novo estilo de vida. Dentro das cidades portuguesas, como é o caso de Lisboa, já existem autênticas ’estradas’ paralelas para bicicletas, onde se incluem sinais luminosos próprios, para facilitar a vertente de passeio, mas essencialmente de trabalho. Junto ao mar, é cada vez mais frequente a reabilitação e a adaptação de espaços a passeios marítimos, como é o caso do que deverá ligar totalmente Oeiras a Alies, numa extensão de 10 quilómetros.
Pedale! BTT, Downhill, Freeride, BMX, Ciclismo ou mesmo um simples passeio na ciclovia (Ciclovias).
Há muito para exercitar e conhecer, por isso equipe-se com o capacete, joelheiras, cotoveleiras, luvas e calçado confortável, e bom passeio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome