Acumulando décadas de experiência na otimização da interface pedal/sapato, a Crankbrothers está a lançar a sua primeira linha de sapatos para mountain bike, tanto para pedais de encaixe quanto para pedais de plataforma.

Crankbrothers lança a primeira gama de sapatos para Mountain BikeOs sapatos de encaixe Mallet e Mallet E e os sapatos para pedais de plataforma, Stamp aplicam o inovador Match System de modo a fornecer uma ligação otimizada entre os utilizadores dos diferentes tipos de pedais.

PUB

A Crankbrothers entrou na área do calçado para resolver algumas inconsistências comuns na zona dos encaixes que causam frustração aos ciclistas, a gama foca-se no downhill, enduro, all-mountain e trail com o Stamp e o Mallet a evocarem um look inspirado nos sapatos de skate e no estilo de aventura desportiva. As solas são otimizadas para pedais Crankbrothers, embora estejam projetadas para funcionar perfeitamente com qualquer sistema de pedal usado em BTT.

“Passamos muitos anos a desenvolver maneiras inovadoras de otimizar a interface sapato-pedal, com maior foco nos pedais, mas estávamos a perder o controlo no sapato, o que criou problemas de interferência com os pedais. Vimos riders a cortar a caixa de cleats para que o encaixe no pedal fosse o mais correcto e alongar a zona de montagem dos cleats para permitir mais opções de colocação. Temos trabalhado obsessivamente no espaço de menos de 1 mm para desenvolver a profundidade certa de modo a melhorar o encaixe e desencaixe. Procuramos constantemente oportunidades de desafiar o status quo e melhorar a experiência de pilotagem”, disse Gaspare Licata, CEO da Crankbrothers.

SOLA EXTERIOR

A Crankbrothers passou os últimos três anos a desenvolver a sua linha de calçado, submetendo-os a testes rigorosos no laboratório e no terreno e aplicando o feedback dos pilotos do dia a dia, bem como de pilotos profissionais, como Fabio Wibmer, no modelo Stamp e Luca Shaw no Mallet.

Muitos destes testes tiveram como objetivo o desenvolvimento de compostos de borracha patenteados, particularmente nos sapatos para pedais de plataforma, onde a ligação do pedal com o pé é fundamental.

“O Fabio, graças à sua experiência, permitiu adicionar uma grande mais valia ao sapato Stamp. Ele ajudou-nos a resolver alguns pormenores acerca do ajuste e a melhorar a interface entre sola e pedal. Ele também trabalhou connosco nos ajustes finais, na zona dos dedos do pé e na flexibilidade da sola, dois pontos que nos permitiram dar um passo significativo no desempenho final do calçado”, disse Vanni Scapin, designer de calçado da Crankbrothers.

A sola do sapato para pedal de plataforma Stamp tem um composto de borracha de alta fricção (MC2) de modo a melhor aderir ao corpo do pedal e tem propriedades de baixas vibrações, com o objetivo de as reduzir. Além disso, a profundidade da saliência é projetada em torno das dimensões do pino para absorver o corpo deste. As solas dos sapatos Mallet e Mallet E têm um composto de borracha de média fricção (MC1), que permite fácil encaixe e desencaixe do pedal, este composto de borracha MC1 também fornece maior rigidez na transferência de potência.

PRONTO PARA ANDAR

O Match System otimiza a intermutabilidade em qualquer sistema de encaixe MTB, seja Crankbrothers ou SPD. Os sapatos de encaixe Mallet e Mallet E vêm com um espaçador Match e cleats Crankbrothers pré-instalados numa posição neutra para que estejam prontas a andar com os pedais Crankbrothers logo que saem da caixa. Um ciclista que prefira SPD pode simplesmente remover o calço e substituir o cleat de modo a obter a altura adequada.

À medida que ocorre o desgaste da borracha da sola ao redor da Match Box, é possível remover o calço, ou espaçador e andar com a travessa apenas para manter a altura efetiva. O sapato Mallet tem uma Race Zone na caixa da travessa que permite que esta seja posicionada mais próximo do calcanhar para maior estabilidade ao descer, este desenvolvimento teve por base o feedback de pilotos profissionais de Downhill.

MATERIAIS PREMIUM

Os sapatos Crankbrothers apresentam uma zona superior sintética, com materiais premium projetados para oferecer maior respirabilidade, proteção e conforto. Recursos como materiais perfurados e janelas de malha fornecem ventilação necessária para manter os pés frescos em condições de calor e secos em condições de chuva.

2020 Zermatt EWS

TPU (poliuretano termoplástico) reforçado na zona dos dedos do pé fornece proteção contra choques e impactos. Detalhes como pontos de silicone no calcanhar, fornecem aderência nesta zona do pé e a língua acolchoada fornece conforto ao longo de todo o dia.

SISTEMAS DE FECHO

Cada modelo de calçado é fornecido com três sistemas de fecho, BOA® e tira de velcro, atacadores de aperto rápido e tira de velcro e atacadores. Os modelos topo de gama da marca, incluindo o sapato para pedais de plataforma Stamp, apresentam o BOA® Fit System.

A utilização do microajuste, um laçamento forte e leve e guias de baixo atrito, permitem um ajuste rápido, sem esforço e com precisão. A opção de laçamento rápido permite um ajuste imediato, enquanto o sistema clássico fornece um fecho suave com atacadores redondos. As opções de laçamento rápido e clássico estão disponíveis com um bolsa de modo a prender os laços com segurança.

MELHOR JUNTOS – SAPATOS CRANKBROTHERS + PEDAIAS

2020 Zermatt EWS

Algumas coisas funcionam melhor juntas. Como uma combinação de pedal e sapato otimizada. É por isso que projetamos nossos novos sapatos de mountain bike para combinar com os pedais.

Quer use plataforma ou encaixe, os novos sapatos oferecem uma interface otimizada para uma confiança suprema sob os pés.

As solas são projetadas para funcionar perfeitamente com qualquer sistema de pedal de mountain bike, utilizando nosso inovador Match System. O calçado Crankbrothers está agora disponível em crankbrothers.com e em revendedores em todo o mundo.

A Gama de Calçado Crankbrothers

Crankbrothers MALLET CLIP-IN

O clip-in Crankbrothers Mallet funciona bem nos trilhos de competição e no parque de bicicletas. Possui uma caixa Match para as travessas, com rampa para facilitar a entrada e saída do pedal e para remoção de lama.

A possibilidade de montagem recuada do cleat permite que este seja posicionado mais próximo ao calcanhar para maior estabilidade a descer.

Crankbrothers MALLET E CLIP-IN

O sapato de encaixe Mallet E é excelente para corridas de enduro ou aventuras de dia inteiro.

Possui uma caixa de travessas Match com rampa para facilitar a entrada e saída no pedal e para remoção de lama. Uma haste longitudinal extra confere rigidez para transferência de potência ao subir.

Crankbrothers STAMP FLAT

O sapato Stamp faz de tudo, seja na rua ou no trilho. O composto de borracha da sola, de alta fricção, oferece excelente aderência ao pedal.

Além disso, a profundidade da saliência é projetada em torno das dimensões do pino para absorver o pino e garantir uma conexão segura do pedal.

A gama tem preços a partir de € 129,99 a € 199,99, as versões de encaixe incluem cleats Crankbrothers premium pré-instaladas.

A coleção completa está agora disponível em crankbrothers.com e em revendedores oficiais.