Para a Specialized, Aero Is Everything. É um etos incorporado em todas as decisões de design que são tomadas, e é por ele que continua a assinalar novos padrões para os produtos mais velozes do mundo.
Arrasto aerodinâmico é a maior força que afeta o ciclista, e visto que a única forma de a eliminar por completo é parar o movimento, reduzi-la ao máximo é critico para te tornar mais veloz, é por isso que não pouparam esforços a reunir uma equipa de especialistas em aerodinâmica, e deram todas as ferramentas que pediram para levar a cabo a sua tarefa – Dinâmica dos Fluidos Computacional (em inglês Computational Fluid Dynamics — CFD), Aquisição de Dados na bicicleta (DAQ), e claro, construindo-lhes o seu próprio Win Tunnel no campus em Morgan Hill, na Califórnia.
Tendo tudo isto à disposição das mentes mais inovadoras da indústria faz com que a inovação aerodinâmica ocorra a uma velocidade superior, e torna-te mais veloz que nunca em menos tempo.
Chris Yu, Mark Cote, Chris D’Aluisio, Camron Piper e Chuck Teixeira, entre eles, este “tour-de-force” aerodinâmico tem mais de 50 anos de experiência aero e bem mais de 20 000 horas em túnel de vento. A sua experiência e presença não só é única, como também é uma componente chave no avançar da ciência em novas formas.
Afinal de contas, quando o teu tempo no túnel de vento apenas requer que atravesses a estrada, e não apanhar um avião, tu podes tornar mais velozes guarda-lamas ou Campeões do Mundo de Downhill. É a liberdade total, e isto originou uma cultura de inovação nunca antes vista na indústria do ciclismo.
Por outras palavras, a nossa equipa é livre de espicaçar os ideólogos, e desafiar dogmas de design, em vez de marcar um dia no túnel de vento de San Diego e de apenas ângulos de guinada para reforçar aquilo que os nossos modelos haviam previsto.
O Win Tunnel
Claro que, o pivot de toda a operação aero é o Win Tunnel da Specialized, desenhado e construído de acordo com as nossas especificações exatas, é o melhor túnel de vento de ciclismo do mundo.
Foi otimizado para velocidades reais de bicicleta, e é grande o suficiente para nos permitir testar múltiplos atletas em simultâneo, simulando situações de grupo, como o pelotão ou um contrarrelógio de equipa. A sua proximidade à equipa permite à Specialized testar convenientemente artigos sem a preocupação do custo ou tempo, e isso dá a liberdade para testar tudo aquilo que fazem – desde o capacete mais simples, a roupa, e tudo o resto.
E já que também é utilizado como uma instalação educativa, existe espaço para que os nossos técnicos de ajuste e distribuidores observem e aprendam dos testes, que impactam diretamente o desenvolvimento de produto e a tua experiência na loja.
A Freefoil Shape Library
Surpreendentemente, a busca pelas formas perfeitas dos tubos nem sempre começa no Win Tunnel. Com a mais recente Venge, iniciada com uma nova tecnologia chamada de FreeFoil Shape Library.
Os engenheiros da Specialized escreveram um algoritmo de otimização e utilizaram um supercomputador para ajudar a criar formas de aerofólio com diferentes pesos, áreas de superfície, e alvos estruturais. Armados com esta biblioteca de formas, todas com diferentes proporções, fomos capazes de as ligar a diferentes partes da bicicleta e testar uma variedade de configurações de modo a determinar a configuração mais rápida no Win Tunnel.
E avançando, esta metodologia está a ser aplicada a quase todas as nossas bicicletas e componentes. Por isso, com uma pequena ajuda da supercomputação de Silicon Valley, descobrimos a nova forma de velocidade.
Dinâmica dos Fluídos Computacional (CFD)
Não estamos sozinhos no uso de CFD, o que permite a aerodinamicistas como Chris Yu, jogar num espaço virtual como uma gama de formas e superfícies. Com isso, podemos facilmente simular o fluxo de vários fluídos sobre as superfícies da sua escolha, para testar a sua performance aerodinâmica.
A CFD permite-nos ver, através de simulação, coisas que não podemos ver no mundo real, tais como fragmentos de arrasto num quadro. É uma forma bastante útil de prever o comportamento aero.
No entanto, onde o uso diverge da norma, é que somos capazes de descartar desenhos que são fracassos antes de desenvolvermos protótipos para testar no Win Tunnel. Claro que, estamos numa posição única, já que somos capazes de desenhar e testar em CFD de manhã, imprimir em 3D um protótipo da parte da tarde, e testar no Win Tunnel antes que o dia termine.
Aquisição de Dados (DAQ)
E depois há o sistema DAQ. Usado tanto em estrada como no velódromo, o DAQ retira dados de potência, velocidade, posição do ciclista, e a direção do vento, e mede o verdadeiro coeficiente de arrasto aerodinâmico no ciclista.
Informação retirada destes testes permitem-nos aconselhar a nossa equipa de Body Geometry Fit, pessoal de competição, e os próprios atletas, sobre mudanças nas suas posições que irão melhorar a performance.
E enquanto o Win Tunnel pode certamente ser mais preciso, não existe nada como combinar aquilo que aprendemos aí com leituras no mundo real.
Mais informações em www.specialized.com.