PUB

João Almeida (Deceuninck-QuickStep) disse hoje que “pensava mesmo” que ia perder a liderança do Giro na 17.ª etapa, prometendo agora que vai “lutar” na quinta-feira, numa 18.ª etapa que inclui o Stelvio.

Foto Massimo Paolone/LaPresse

“Pensava mesmo que a podia perder hoje, porque a margem é pequena [de 17 segundos para o holandês Wilco Kelderman, da Sunweb], e estou super feliz de aguentar mais um dia”, declarou o jovem de 22 anos.

PUB

Depois de um dia em que controlou os ataques da Sunweb, de Kelderman mas também do australiano Jai Hindley, terceiro a 2.58 minutos, Almeida segue para novo dia de rosa após anular um ataque do holandês.

João Almeida segura liderança da geral no Giro d’Italia, Ruben Guerreiro recupera
Foto Gian Mattia D’Alberto/LaPresse

“Atacaram, foi um bom ataque, mas sentia-me bem. Depois, só tinha o Fausto [Masnada], e ele colocou um grande ritmo”, explicou.

O também líder da juventude revelou ainda estar “muito feliz” com a sua prestação “e da equipa”, mostrando “muito orgulho” pelo resultado que estão a fazer, prometendo agora “lutar” para prosseguir líder na 18.ª etapa, na quinta-feira, que inclui o ‘mítico’ Passo di Stelvio, uma “subida incrível” de que diz gostar.

Foto Fabio Ferrari/LaPresse

“É linda, já a fiz e estou muito entusiasmado. […] Tenho estado muito feliz com o meu Giro. Se perder a camisola amanhã [quinta-feira], continuará a ser bom. Estou muito orgulhoso da equipa e só tenho a camisola por causa deles”, afirmou.

No dia de hoje, que também terminou com a subida até Madonna di Campiglio, com vitória do ‘resistente’ da fuga, o australiano Ben O’Connor (NTT), Kelderman tentou atacar, mas Masnada e Almeida fecharam a possibilidade, ao impor “um ritmo muito alto” que afastou da cabeça dos candidatos qualquer ideia de tentarem fazer diferenças.

João Almeida segura liderança da geral no Giro d’Italia, Ruben Guerreiro recupera
Foto Marco Alpozzi/LaPresse

Após o final da etapa, também o italiano Fausto Masnada, 10.º à geral, explicou que a equipa conseguiu fazer “mais um bom trabalho”, por garantir “mais um dia de rosa” para o ciclista luso.

“Tentei dar o meu melhor na última subida, para proteger o João e ele não perder tempo. […] Vamos ver amanhã [quinta-feira], temos aqui uma equipa forte”, garantiu.

João Almeida reforça liderança após a 16.ª etapa do Giro, ganha por Jan Tratnik
Foto Fabio Ferrari/LaPresse

Com 15 dias de rosa, João Almeida parte na liderança na quinta-feira para a 18.ª tirada, que liga Pinzolo a Laghi di Cancano em 207 quilómetros, incluindo duas subidas de primeira categoria, uma delas quase em cima da meta, e uma de categoria especial, o Passo di Stelvio.

PUB