Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) consumaram a conquista da Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom, entre elites, com um triunfo na sexta e última prova pontuável da competição, em Ansião.
A jovem ciclista da X-Sauce Factory Team foi a mais rápida na prova das elites femininas deste domingo, com um tempo de 49”54’845, e carimbou o primeiro lugar do ranking final da Taça de Portugal, com um total de 256 pontos, à frente de Joana Monteiro, segunda com 210 pontos, e Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB), terceira com 140. Ana Santos terminou também como líder entre as sub-23 femininas, com 280 pontos, à frente de Beatriz Sousa e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis).
João Cruz também foi o mais rápido entre os elites masculinos, com 01”00”25’397, e também garantiu a liderança do ranking, com 270 pontos, tendo superado Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), segunda com 203 pontos, e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), terceiro com 164. O jovem da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde sagrou-se também vencedor do ranking de sub-23 masculinos, com 280 pontos, à frente de Rafael Sousa e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube).
Nos juniores, João Fonseca e Margarida Vasconcelos (Clube BTT Matosinhos) já tinham garantido matematicamente a conquista do título. Nesta última prova, Beatriz Guerra até foi a mais rápida, mas Margarida Vasconcelos foi segunda e consumou a conquista da Taça com um total de 258 pontos, tendo superado Beatriz Guerra e Daniela Isidoro (Baloise WB Ladies). Também João Fonseca foi segundo na última prova, atrás de Duarte Galvão (Aguias Alpiarça/Triumtermica/Remax), resultado suficiente para terminar no primeiro lugar do ranking, com 294 pontos, à frente de Duarte Galvão e Diogo Pinguinha.
Nas cadetes femininas, apesar do segundo lugar atrás de Estela Guerra (BTT Loulé/Elevis), foi Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça/Triumtermica) quem garantiu a conquista da Taça, com um total de 275 pontos, à frente de Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB) e Estela Guerra. Nos masculinos, João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro) foi terceiro, mas já tinha garantido o título matematicamente. Contas feitas, terminou na frente do ranking com 290 pontos, tendo conseguido superar a concorrência de Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) e de Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB), que foi o mais rápido na prova deste domingo.
Nas restantes categorias, os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, o master 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar), o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), e a master 50 Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), que compete sem oposição, já tinham o título garantido antes de início das provas, e a master 40 Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech), apesar do segundo lugar, também carimbou a conquista da Taça.