PUB

As novas Specialized Epic e Epic EVO são construídas sobre o legado da bicicleta de XC de suspensão total com mais vitórias da história.

As novas Epic proporcionam uma combinação inigualável de eficiência de pedalada, peso leve e controlo.

PUB

Specialized Epic

Specialized apresenta as novas Epic e Epic EVODesde que Ned Overend se apresentou na linha de partida com a primeira bicicleta de competição de Cross Country com suspensão total, as Specialized Epic levaram mais ciclistas ao topo dos pódios que qualquer outra bicicleta de XC com suspensão total. Agora, com um amortecedor Brain mais inteligente, resistente e reativo e um quadro mais rígido e leve, a nova Specialized Epic focada para a competição reduz ainda mais o tempo entre a linha de partida e a vitória.

Um amortecedor Brain completamente renovado na Epic proporciona uma plataforma mais firme, uma ação mais flexível nos terrenos mais acidentados e uma transição mais suave entre modos. Tão robusto, que não só prolongaram os intervalos de serviço na mola pneumática e no amortecedor, como também foram incluídos dois anos de serviço anual Brain em cada nova Epic vendida, para garantir que cada bicicleta apresente um desempenho de nível elite.

Specialized Epic Evo

No entanto, cruzar a meta em primeiro lugar não é a única forma de venerar a velocidade. Quando se trata de devorar quilómetros pelas montanhas da sua zona ou singletracks sem fim com uma eficiência implacável, a Specialized Epic EVO – com a velocidade da Epic, suspensão afinada, maior curso e geometria de trail aprimorada – é a parceira para as voltas mais loucas e rápidas.

Enquanto tanto a nova Specialized Epic como a Specialized Epic EVO apresentam uma geometria mais longa, baixa e relaxada, a Epic EVO leva as coisas um passo à frente com um ângulo do tubo de direção de 66,5 graus e a capacidade de ajustar o flip-chip para se conectar melhor com o percurso. Além disso, um amortecedor métrico na traseira recebe o ajuste Rx completamente customizado em cada modelo Specialized Epic EVO, para uma suspensão equilibrada ao longo de todo o dia.

Tecnologia Brain

A tecnologia Brain, na suspensão e amortecedor da Epic, sabe as diferenças entre força da pedalada e força de um impacto – mantém a suspensão eficientemente firme em terrenos suaves e muda automaticamente para ativa no instante em que as coisas ficam mais complicadas, aumentando o controlo e a velocidade. A nova Specialized Epic recebe um novo amortecedor Brain, o mais duradouro e controlável que a Specialized já produziu.

Quadro mais veloz

O culminar de duas décadas de aperfeiçoamento obsessivo, os novos quadros Epic são mais leves e rígidos do que nunca. O chassis S-Works Epic em carbono FACT 12m retira mais de 100 gramas face ao seu antecessor, usa uma biela em carbono e apresenta um aumento de 15% na rigidez do triângulo traseiro. O quadro em carbono FACT 11m encontrado no resto da gama Epic agora corresponde à rigidez e peso do chassis S-Works anterior.

Geometria progressiva

Dominar os percursos mais técnicos de XC da atualidade requer uma geometria inspirada no das bicicletas de Trail, otimizando a capacidade de resposta para XC. Combinando um manuseio preciso com uma capacidade aprimorada em terrenos técnicos, relaxámos o tubo de direção para 67,5 graus, com um offset da suspensão que foi pioneiro em 2018, o alcance foi aumentado, avanços específicos e escoras inferiores mais curtos e o eixo pedaleiro foi baixado em 9mm.

Ajuste RX – A tua receita para a velocidade

A equipa de engenheiros e técnicos da Specialized trabalhou para desenvolver todos os aspetos da suspensão da Epic, numa singularidade com desempenho ótimo. O design do chassis, telemetria, tamanho das rodas, tara da mola, espaçadores customizados, viscosidade do óleo – todos os detalhes eram obcecados, prototipados e ajustados até que o todo fosse muito mais rápido que a soma de suas partes.

Sempre a fundo no singletrack

O que se ganha quando se dá a uma equipa de desenvolvimento inteligente e obcecada por singletracks, recursos praticamente ilimitados e lhes dizemos para fazerem a bicicleta de XC mais rápida de sempre? A Epic EVO. Começa com a dianteira da Epic, constrói uma traseira completamente nova, troca o Brain por um amortecedor métrico customizado e ajusta a geometria para melhorar a capacidade em terrenos mais técnicos.

Evolução de um dos chassis

O coração do chassis da EVO é o mesmo triângulo dianteiro superleve e rígido da Epic. Em seguida, para a estabilidade, concebemos propositadamente a extremidade traseira. Por fim, melhoramos o controlo e o desempenho nos trilhos ao unificar as extremidades dianteira e traseira com uma biela de amortecedor rígida, otimizada para o suave amortecedor métrico utilizado na EVO. Evoluída para a velocidade nos trilhos.

Geometria Evo: relaxada e divertida

Tanto o ângulo do tubo de direção de 66,5 graus da EVO como o seu eixo pedaleiro mais baixo mantêm a calma quando o trilho se torna técnico. Para a eficiência na pedalada, o ângulo do selim é ¾ de um grau mais íngreme que o seu antecessor. Se desejas uma condução mais precisa e um pouco mais de folga, basta inverteres o FlipChip – os ângulos ficam meio grau mais acentuados e o eixo pedaleiro sobe 6 mm.

Sem Brain

Para conquistar os trilhos mais difíceis o mais rápido possível, a Specialized Epic EVO mantém a forma ultra eficiente de pedalar, mas troca o Brain em favor de um amortecedor métrico com ajuste Rx. Uma biela construída propositadamente produz um rácio de alavancagem de 2.8:1 e melhora o desempenho do amortecedor traseiro com os seus 110 mm de curso. A suspensão dianteira e os seus 120 mm com válvula personalizada e ajuste Rx completam a EVO com uma suspensão equilibrada e inteligente.

Mais info em www.specialized.com.

PUB