PUB

Projeto Vai de Bike facilita a mobilidade a mais 435 famílias de Moçambique

PUB

A empresa brasileira Vale vai oferecer este mês bicicletas a 435 famílias do distrito de Moatize, na província de Tete, centro de Moçambique.

Projeto Vai de Bike facilita a mobilidade a 435 famílias de MoçambiqueA Vale já distribuiu os primeiros dois lotes de bicicletas, prevendo entregar o remanescente até ao próximo dia 20 de dezembro.

PUB

“O objetivo deste apoio é facilitar a mobilidade de um total de 435 famílias abrangidas pelo projeto ´Vai de Bike´. A iniciativa é implementada, desde 2020, em parceria com a Mozambikes – empresa que fabrica bicicletas em Moçambique e que está associada a vários projetos de responsabilidade social”, refere-se no comunicado.

As bicicletas entregues à comunidade 25 de Setembro aumentam para cerca de 2.500 o número de famílias que, desde 2020, foram abrangidas pelo projeto de mobilidade da Vale em oito comunidades de Moatize.

Com as bicicletas, são também fornecidos “kits” de material suplente para garantir uma maior longevidade daquele meio de transporte.

O projeto integra ainda uma componente de auto-negócio que beneficia jovens da comunidade com a criação de oficinas de ‘Bike Negócio’.

“O objetivo passa por criar oportunidades de negócio na área da manutenção, reparação e venda de acessórios, como forma de ajudar a comunidade a manter as bicicletas em bom estado”.

A Vale explora carvão na província de Tete, mas prepara-se para vender a concessão em Moçambique, no âmbito da sua política de desinvestimento nos fósseis com o objetivo de ser neutra ao nível das emissões de carbono até 2050 e reduzir algumas das suas principais fontes de poluição daquele tipo até 2030.

PUB

Exit mobile version