PUB

Rotwild R.R275 X: A nova bicicleta de gravel com eAssist

PUB

É uma estreia para a Rotwild: O fabricante de eMTB de Hessian, apresenta a primeira bicicleta de gravel com eAssist do seu portfólio de produtos – a R.R275 X.

Rotwild R.R275 X: A nova bicicleta de gravel com eAssistA bicicleta é, ao mesmo tempo, um tributo às suas raízes nos desportos competitivos e uma declaração clara de inovação técnica e uma abordagem de design radical. Combina a alta funcionalidade de uma bicicleta de gravel, com a atitude desportiva dos atletas. Em novembro de 2023, na semana 47, a produção em série começa na sede da empresa em Dieburg. Depois disso, a empresa entregará as bicicletas.

PUB

O “R” no nome da nova bicicleta significa “Race” por uma razão. Com a R.R275 X, a Rotwild enfatiza deliberadamente o desempenho.

“Está no nosso ADN surpreender e desafiar continuamente os nossos clientes com os nossos novos lançamentos”, afirma Peter Schlitt, CEO da Rotwild. “Mesmo com a nossa primeira bicicleta eGravel, reafirmamos o nosso compromisso em combinar a inovação técnica, com uma ambição desportiva e um design requintado. Agora, com uma bicicleta que se sente principalmente em casa no asfalto, mas sem fugir de caminhos florestais, gravilha ou trilhos. Vemo-la como uma bicicleta versátil para todo-o-terreno.”

A R.R275 X incorpora todos os atributos que definem a marca Rotwild, tal como os modelos da RSR Road Series de 1998, início da marca. Isto inclui o foco em atletas desportivos que colocam o seu próprio desempenho no centro da experiência de ciclismo, com o objetivo de melhorar a cada ronda, sem perder de vista a aventura e a diversão. “Isso também será possível em breve com a R.R275 X. Temos o prazer de anunciar o início da produção em série em novembro. Construiremos as bicicletas nas nossas instalações de produção em Dieburg”, acrescenta Peter Schlitt.

Uma nova linguagem de design

A R.R275 X representa um design radical e a Rotwild colocou um ênfase significativo nisso durante o desenvolvimento. O estúdio de design ARTEFAKT, com sede em Darmstadt, forneceu informações cruciais como parceiro de desenvolvimento.

“A nossa premissa era traduzir a alta funcionalidade da bicicleta, a integração de componentes eletrónicos e o seu forte foco no atleticismo num design com linhas claras, sem comprometer o desempenho”, explica Tomas Fiegl, fundador e CEO da ARTEFAKT.

Os principais elementos da bicicleta eGravel, como bateria, motor ou display, foram discretamente integrados. Um destaque literal é o sistema de iluminação da Supernova.

“Juntamente com os especialistas em iluminação, trouxemos uma nova abordagem para a preparação para o mercado, integrando completamente a luz dianteira Starstream no avanço”, disse o gerente de produtos da Rotwild, Johannes Matschos. “Isso permitiu-nos alcançar um conceito único que realmente responde aos requisitos da luz recém-desenvolvida.”

Um botão integrado no lado direito do guiador pode acionar a luz, que ilumina o caminho com 1.000 lúmens. A Rotwild também empregou uma abordagem de construção completamente nova, conectando diretamente o avanço como uma extensão ao tubo superior. Isso cria uma conexão perfeita entre a direção e o tubo superior.

A luz traseira TL3 Mini, marca o final distinto da linha visual, desde a impressionante combinação guiador-avanço sobre o tubo superior, até ao triângulo traseiro. A segmentação de cores enfatiza ainda mais o ADN do design e o conceito central de integração do tubo superior.

Suporte subtil, mas consistente

A Rotwild implementou o recém-desenvolvido conceito de acionamento eAssist na R.R275 X, que já tinha sido usado na R.X275 como uma bicicleta de trilho leve, introduzida pelo fabricante no início deste ano. O foco está na própria potência do atleta como fonte primária de propulsão.

A Unidade de Energia Integrada (IPU) fornece suporte subtil, mas consistente. É composto pelo motor HPR50 da TQ com até 50 Nm de torque e uma bateria que oferece efetivamente 250 watts-hora de energia. O Boost Button também está presente na bicicleta eGravel. “De acordo com a posição da mão, integramos o botão no lado esquerdo do guiador”, afirma Johannes Matschos. Isso permite que o atleta aceda intuitivamente a 300 watts extras por um momento ou até 30 segundos.

O armazenamento inteligente de energia, fornece com precisão, a quantidade especificada de energia ao motor, aumentando a capacidade da bateria. Um software especialmente desenvolvido para a bicicleta regula o controlo do motor, mantendo um equilíbrio perfeito entre o esforço do atleta e o apoio da bicicleta. Isso permite assistência de potência precisa para diversas situações de condução.

“Ao combinar uma assistência suave e uma construção leve, o utilizador experimenta uma sensação natural, mesmo depois dos 25 km/h, quando o motor deixa de estar ativo. Mesmo sem a assistência do motor, o sistema permite uma pedalada fácil sem consumir energia”, afirma Johannes Matschos. O armazenamento de energia pode ser aumentado em 160 watts-hora, através de um extensor de alcance, que pode ser conectado por meio do suporte Fidlock no tubo inferior, deixando espaço para uma garrafa de água extra.

A R.R275 X está disponível em duas variantes de equipamento: ULTRA e PRO. Em ambas as versões, os desenvolvedores optaram pela primeira vez por modelos de rodas do fabricante austríaco XENTIS. São feitas à mão e construídas inteiramente em carbono com um acabamento superficial exclusivo.

A R.R275 X ULTRA usa rodas High X-Monocoque de cinco raios. O design das bordas e saliências proporciona alta rigidez e aparência dinâmica. As rodas de 28 polegadas têm diâmetro de 622 mm e largura interna de 25 mm.

A Rotwild conta com um conceito de 1×12 velocidades, para um desempenho de mudanças preciso. Na variante de equipamento PRO, o fabricante instala componentes recentemente desenvolvidos da série Shimano GRX. Na variante ULTRA, os atletas trocam de velocidade eletronicamente, usando o SRAM Force AXS, sem perda de atrito, através da tecnologia sem fios. A escolha da ROTWILD para os pneus da bicicleta de fábrica é o desportivo Schwalbe G-One R Evo.

A folga dos pneus para a R.R275 X é de 50 mm. O quadro da bicicleta é feito à mão em fibra de carbono de alto módulo. A geometria é orientada para corrida, apresentando um tubo dianteiro curto, com maior folga no selim para uma posição de condução aerodinâmica na bicicleta.

A R.R275 X é pintada em VERMELHO MATT e está disponível em quatro tamanhos de quadro: S, M, L e XL. A bicicleta custa 8.999 euros para a variante de equipamento PRO e 11.999 euros para a variante ULTRA.

Mais informações em www.rotwild.com.

PUB

Exit mobile version