PUB

Duas novas potências da Rotwild: a R.X1000 e a R.C1000

PUB

Nunca antes houve tanta energia numa eMTB da Rotwild: as células de energia nos dois novos modelos, a R.X1000 e a R.C1000, fornecem 960 watts-hora efetivos.

Duas novas potências da Rotwild: a R.X1000 e a R.C1000Com estas adições, o fabricante de bicicletas de Dieburg, expande as categorias de bicicletas All Mountain e Cross Over com dois conceitos poderosos. Estes modelos combinam uma inovadora unidade motor-redutora com construções e geometrias de quadro eficientes, dando resposta aos pedidos específicos dos clientes em termos de resistência e estabilidade.

PUB

Revelada pela primeira vez ao mundo na Eurobike 2023, a Rotwild vai iniciar a produção em série ainda este ano.

Estas são duas bicicletas que não poderiam ser mais diferentes, mas que ainda partilham algumas semelhanças significativas. O principal fator de diferenciação é a sua aplicação. A R.X1000 amplia o portfólio da Rotwild na categoria All Mountain Bikes.

Continua o conceito de “Big Mountain”, baseado na R.X750. “Com a combinação de uma bateria potente, motor e caixa de velocidades potentes e um quadro otimizado para terrenos acidentados, oferecemos aos nossos clientes uma bicicleta para elevações especiais”, resume o CEO da Rotwild, Peter Schlitt.

“Imaginamos que os atletas experimentem aventuras off-road com a R.X1000. O terreno não deve ser o fator limitante.” Por outro lado, a R.C1000 segue a tradição das Cross Over Bikes desportivas, que acompanham de forma fiável as pessoas nos seus passeios diários. “A R.C1000 é um dos nossos heróis do dia a dia: para deslocamentos diários ou passeios de fim de semana com a família. Com guarda-lamas, sistema de bagagem e sistema de iluminação integrado, ela demonstra uma praticidade significativa. Mas também é um dispositivo desportivo poderoso para percorrer os trilhos “, define Peter Schlitt.

“Ela alinha-se às ambições do atleta nos trilhos, com uma suspensão de curso de 140 mm.” Ambas as bicicletas partilham o uso de um quadro de carbono de alta qualidade feito a partir de mais de 1.000 cortes individuais, feitos à mão.

Inovação da Pinion permite mudanças eletrónicas

A Rotwild também emprega o novo Motor.Gearbox.Unit (MGU) da Pinion em ambos os modelos. Esta unidade combina o motor e a caixa de velocidades, posicionada com um centro de gravidade baixo, no suporte inferior da bicicleta.

“É nossa filosofia trabalhar cooperativamente com parceiros no desenvolvimento de bicicletas com confiança e compromisso de longo prazo. Acompanhamos a Pinion no desenvolvimento da MGU há vários anos e estamos muito satisfeitos por agora incorporar esta inovação na produção em série das R. X1000 e R.C1000″, enfatiza Peter Schlitt.

O motor fornece assistência com um torque de 85 Nm e picos de 600 W. Doze engrenagens são engrenadas em três conjuntos, comutados consecutivamente com engrenagens de dentes retos. O MGU permite mudanças eletrónicas, controladas por sensores sensíveis. “A bicicleta muda automaticamente para a mudança predefinida, especialmente útil ao arrancar em subidas ou a partir de uma paragem. Além disso, a caixa de velocidades muda quase perfeitamente, minimizando as interrupções de energia”, explica o Gestor de Produto Johannes Matschos.

“O MGU exige pouca manutenção porque todas as peças móveis são protegidas numa caixa de magnésio, contra influências e impactos externos.” A bateria vem da linha de produtos do fabricante suíço FIT, fornecendo 960 Wh efetivos. Integra-se no tubo inferior e é trancada com um trinco ABUS. Isso permite que o atleta remova facilmente a célula de energia para a carregar numa fonte de energia externa.

A bateria faz parte de um sistema unificado e expansível com diversos displays e integração com a app FIT.

A R.X1000 foi feita para as montanhas mais altas

A Rotwild projetou a R.X1000 para passeios em terrenos acidentados, íngremes e remotos. Para isso, a bicicleta apresenta uma geometria ideal e uma suspensão única com curso de 150 mm. Como a bicicleta não requer desviador e cassete, a Rotwild pode economizar peso na suspensão traseira.

“Reduzimos a massa não suspensa na roda traseira e transferimos esta parte centralmente até ao meio da bicicleta, que é amortecido pela suspensão sensível”, explica Johannes Matschos. “Isto garante uma agilidade e sensibilidade muito elevadas da bicicleta. Além disso, desenvolvemos ainda mais a suspensão traseira da R.X1000 com base na sua antecessora.”

O conceito Mullet com uma roda traseira de 27,5″ permite escoras mais curtas. “Com o nosso conceito Open Bridge Triangle, podemos omitir a ponte de ligação entre as escoras. Isso cria espaço para a roda traseira. A suspensão traseira fica mais curta, garantindo alta manobrabilidade. Além disso, o ciclista ganha mais tração ao pedalar em subidas íngremes.” diz Johannes Matschos. “O motor compensa a pedalada irregular, proporcionando uma tensão consistente na corrente e puxando a suspensão traseira para o solo.”

A Rotwild R.C1000 é um híbrido cidade-campo

A bicicleta destaca-se pela sua forma única de usabilidade diária. “Para a R.C1000, componentes de baixa manutenção, fiabilidade e praticidade são cruciais”, afirma Johannes Matschos.

Portanto, a Rotwild equipa a Cross Over Bike de série com guarda-lamas que podem ser facilmente removidos com alguns movimentos das mãos. Estes integram-se no exclusivo Carbon Pannier Carrier, o sistema de bagagem. Usando suportes removíveis, o ciclista pode prender várias bolsas na bicicleta.

O cockpit conta com a lâmpada Supernova M99 Mini Pro High Beam com função de feixe de alta intensidade, garantindo segurança através da visibilidade. Sua contrapartida é a luz traseira LED Supernova TL3 Pro com função de travão, integrada ao sistema de suspensão traseira. “O ciclista está integrado na bicicleta e tem sempre total controlo dos movimentos, principalmente da bagagem”, afirma Johannes Matschos.

Os elementos DT Swiss Suspension são instalados na suspensão, perfeitos para dominar vários terrenos: desde estradas e caminhos florestais, até terrenos acidentados. A suspensão combina uma mola helicoidal e um sistema de ar de alto desempenho, para um amplo conforto de suspensão. A grande câmara de ar negativa do amortecedor também garante uma resposta muito sensível com uma característica linear.

Variantes e preços de equipamentos

A R.X1000 vem nas variantes de equipamento ULTRA e PRO, com preços de 11.999 euros e 9.999 euros, respetivamente. A cor disponível é Vermelha. A R.C1000 está disponível como variante de equipamento unificado TOUR na cor Preta, ao preço de 9.999 euros. A Rotwild disponibiliza as duas novas séries de modelos em quatro tamanhos – S, M, L e XL.

Mais informações em www.rotwild.com.

PUB

Exit mobile version