Rescaldo da XIV CS Design – Maratona BTT de Ourém

69

No passado domingo 15 de julho, foi dia de nos deslocarmos ao concelho de Ourém, mais propriamente à localidade de Caneiro a fim de participar na XIV edição da CS Design – Maratona BTT de Ourém, terceira prova constituinte do Troféu BTT Ribatejo Norte.

Um evento que contou com cerca de 230 atletas na grelha de partida, separada por duas boxes consoante a data de regularização da inscrição, e proporcionou aos atletas um excelente dia de BTT, sem calor em demasia, tendo até havido lugar para umas tímidas pingas de chuva.

O percurso dividiu-se em duas distâncias. Cerca de 34km para a meia-maratona e 58km para a maratona, que na grande maioria foi uma segunda volta ao percurso da meia-maratona, algo que desagradou a alguns atletas.

O estacionamento, secretariado, banhos e lavagem de bicicletas foram todos na mesma zona, como já vem sendo habitual.

O secretariado funcionou com bastante rapidez e os banhos estavam também muito bons. Quanto ao almoço, não nos podemos pronunciar, pois não usufruímos, mas os pastéis de nata no final, estavam do melhor!

Feito o Controlo 0, a partida foi dada com alguns minutos de atraso, logo após um breve briefing para os atletas e uma rápida reunião da organização com os elementos da G.N.R. presentes, que controlaram o trânsito nalguns cruzamentos. O início foi muito rápido, atrás do jipe da organização e após um pequeno start loop, entrámos no percurso.

O percurso seguiu em estradão, com algum pó no ar e algumas quedas em curvas devido ao terreno muito seco (fruta da época), até sensivelmente aos 9,5km com 140m de subida acumulada, altura em que se entrou no 1º singletrack, que gerou pouca paragem, pelo menos a nós que seguíamos no 1º terço dos atletas. A partir dai, não houve mais grandes paragens, tendo o segundo singletrack cerca dos 14km, tido sido feito constantemente roda com roda de outros atletas, mas sempre a andar.

O percurso esteve excelente, sem excesso de pedra nem de técnica, acessível à maioria dos atletas, com o abastecimento aos 18km (que também não usufruímos), ao final da 1ª grande subida do dia.

As marcações, efetuadas com fitas, placas e cal, estavam excelentes, tendo apenas a apontar a falta de alguns elementos nalguns cruzamentos/entradas em alcatrão, de forma a melhorar a segurança.

Foi um evento muito bom e que para o ano deve voltar a contar com a nossa presença.

No final, a meia-maratona (distância que percorremos) acabou com 33km e perto de 580m de subida acumulada, conforme registado pelo Garmin.

Resultados:

Geral Meia-Maratona

1º – Fábio Silva – Roda Livre Cartaxo Team/Findmore Consulting – 1:20:31.18
2º – Daniel Vieira – Marrazes/Gui/Breijinho/BikeZone Leiria – 1:20:32.19
3º – André Daniel – Grupo de Cicloturismo Barquinhense – 1:21:48.70
(…)
156º Paulo Moura – BIP BIP BTT TEAM – 3:41:29.42

Geral Maratona

1º – Diogo Almeida – Transforfatimabtt – 2:22:34.85
2º – Ismael Graça – 20 kms de Almeirim – 2:22:36.03
3º – Pascal Da Fonseca Inácio – Transfor/Fátima Btt – 2:27:37.73
(…)
73º – Francisco Neto – Monsas Team – 4:55:39.84

Deixar uma resposta