Xiaomi Amazfit Stratos – Uma boa solução para a monitorizar as atividades de BTT

1050

Os relógios inteligentes, multi desporto cada vez estão mais na moda, e não nos deixam limitados a uma única atividade.

Xiaomi Amazfit Stratos 2 GPS Smartwatch
Xiaomi Amazfit Stratos 2 GPS Smartwatch

É certo que o facto de quererem fazer tudo, não permitem que sejam excelentes em todas as atividades (existem exceções), mas mesmo assim não deixam de ser uma boa opção e por vezes de baixo custo.

Apresentamos o relógio da Xiaomi, o Amazfit Stratos.

Para quem não conhece a Xiaomi é uma marca chinesa, conhecida por ter baixos preços aliados a uma qualidade impressionante e cada vez tem mais seguidores, sendo já das principais marcas a nível mundial, principalmente no que se refere a telemóveis, mas que não se limita só a isso e este relógio é exemplo disso mesmo.

Design

É um relógio simples e bonito, todo ele em preto, com axadrezado a cobrir a parte baixo, arredondada. É construído em fibra de carbono.

Xiaomi Amazfit Stratos 2 GPS Smartwatch
Xiaomi Amazfit Stratos 2 GPS Smartwatch

Tem 3 botões e é touch o que nos permite utilizar no BTT sem problemas mesmo com luvas. Pois na impossibilidade de utilizar o touch, temos sempre os botões físicos.

Por baixo tem o sensor de batimentos cardíacos e os 4 pinos de carregamento.

Xiaomi Amazfit Stratos 2 GPS Smartwatch
Xiaomi Amazfit Stratos 2 GPS Smartwatch

Especificações

  • Ecrã: ecrã sensível ao toque LCD com resolução de 1,34 pol. (34 mm) e resolução de 320 x 320 pixeis feita com vidro 2.5D Gorilla Glass.
  • Resistência à água: 5 ATM (aproximadamente 50 metros).
  • Armazenamento (ROM): 4GB para armazenamento de dados e música.
  • Braceletes: Braceletes padrão de 22 mm com pinos de libertação rápida.
  • Conectividade e sensores: Bluetooth 4.2, WiFi, GPS, GLONASS, HR óptico, barómetro, bússola, acelerómetro.
  • Bateria: 280 mAh. Avaliado por 20 horas em modo de treino com GPS, cinco dias em uso regular e 11 dias com notificações limitadas e uso básico.
  • Dimensões: 47,5 mm de diâmetro x 11,7 mm e 70 gramas (2,5 onças)

 

Hardware

O Amazfit Stratos parece muito bom e é criado com materiais de alta qualidade. Ele tem 2.5D Gorilla Glass no visor, uma moldura de cerâmica, botões de aço inoxidável, fibra de carbono, caixa de relógio de plástico e uma banda de silicone.

É confortável e bem construído. Tem mais ou menos o tamanho do Garmin Fénix 5.

O ecrã é colorido subtilmente, sensível ao toque.

Existem três botões no lado direito e eles têm muitas funções.

O botão superior tem as seguintes funções:

  • Pressione rapidamente: alternar widgets para a esquerda e rolar para cima;
  • Pressão longa: exibe a interface de configuração rápida e retorna à interface anterior;
  • Pressione por 4 segundos: Ligue o relógio;
  • Pressione por 6 segundos: exiba a interface de reinicialização e desliga o relógio;
  • Pressione por 10 segundos: desliga o relógio;

Um breve toque no botão do meio exibe a lista de exercícios e um toque longo retorna ao mostrador do relógio.

Se pressionar rapidamente o botão inferior alterna os widgets para a direita e rola para baixo enquanto um se pressionar continuamente esse botão leva-te à lista de notificações.

O monitor de frequência cardíaca é centralizado na parte traseira com quatro pontos de conexão para o carregador acima do sensor de frequência cardíaca.

O relógio encaixa com segurança no encaixe que é alimentado via USB-A.

As braceletes são super rápidas e metes e tiras com uma facilidade incrível. Têm uma largura de 22mm e podes adquirir outras facilmente no link a seguir: Braceletes.

Uma faixa de silicone de 22mm bastante padrão está incluída com pinos de liberação rápida. Você tem a opção de comprar qualquer número de bandas de 22mm da Amazon ou de outros revendedores para personalizar sua experiência.

Funcionalidade e Conexão com Strava

O Stratos utiliza a aplicação Amazfit Watch que está disponível para download para Android e iOS.

O processo não poderia ter sido mais simples. Ao fim de instalada a aplicação, vais a Profile e clicas em Pair New Watch.

Posto isto ele procura e ao fim de encontrar dá o QR code e sincroniza logo com a aplicação.

O relógio é ativado por um pacote de software personalizado que possui um mostrador de relógio com widgets e aplicativos que você percorre e configura no aplicativo do smartphone. Mal acabou de ligar pediu para instalar uma nova versão do firmware que eu fiz prontamente.

A aplicação é super simples e intuitiva de usar e mostra imensos dados e é bastante detalhada, mas mesmo assim caso queiras utilizar uma aplicação terceira, permite que sincronizes os teus dados com Strava.

Para então adicionares a tua conta STRAVA, vais a Profile e clicas em Add accounts.

De seguida clicas em STRAVA e só configures com as tuas credenciais.

Tudo simples e bastante intuitivo.

Utilização Stratos Vertente BTT

Existem nove widgets e aplicações para escolher:

  • Meteorologia: Previsão do tempo a 5 dias;
  • Batimentos Cardíacos: Para verificares o teu pulso sempre que quiseres;
  • Musica: Tens 4GB de ROM onde podes armazenar muita musica e ouvir através de uns phones Bluetooth;
  • Alarme: Para acordares todas as manhãs;
  • Bússola: Uma forma de te orientares quando fazes exercício;
  • Cronometro;
  • Monitorização Sono: Monitoriza o teu sono todas as noites, desde sono profundo ao leve, a que horas acordaste, a que horas adormeceste, etc.
  • Centro de Treinos: Excelente opção para os runners. Permite definir quais os planos que queres para as tuas atividades e assim otimizar a tua performance.
  • Timer: Uma opção para definires os teus tempos de treino ou prova.

Por padrão, eles vêm instalados e para acederes é deslizar para a direita ou para a esquerda pelos widgets disponíveis. Pode ainda personalizar a ordem desses widgets na aplicação do smartphone.

Pressiona o botão de cima para ativar o relógio. Deslizar para cima para revelar notificações e da esquerda para a direita para cancelar uma notificação. Deslize para baixo a partir do mostrador do relógio para ver a conectividade, status da bateria, data, hora, clima, modo silencioso, modo de avião, brilho e menu de configurações.

As configurações do relógio incluem conexão, formato de hora, unidades, ativação ao aumentar, upload automático e muito mais. Podes controlar e configurar quase tudo no próprio relógio, mas precisas de uma conexão com o smartphone para tornar o relógio totalmente funcional e capaz de usar.

Em relação à utilização para BTT, temos que na aba Sports e escolher Outdoor Cicling (para quem treina em ginásios pode escolher Indoor Clicling).

Ele demora uns segundos a apanhar GPS e diz GO para iniciares a atividade.

Quando praticas esta atividade o relógio exibes seguintes informações no ecrã: Tempo, Distancia, Frequência Cardíaca, Velocidade, Velocidade Média, Altitude, distancia ganha, Acumulado, Elevação, Elevação perdida, Calorias, Gráfico de Frequência Cardíaca e a Rota GPS.

Tudo muito bem ordenado e com clareza de visualização. E responde bem à claridade.

Eu adquiri um pequeno suporte na Dechatlon que me permite utilizar o relógio no guiador e assim não ficar preso em nenhum lado e facilitar a visualização.

Xiaomi Amazfit Stratos 2 GPS Smartwatch
Xiaomi Amazfit Stratos 2 GPS Smartwatch

Veredicto para BTT

Normalmente um relógio com estas especificações não custa menos de 350€, mais coisa menos coisa. Por isso por um preço a rondar os 130-150€ é fácil de perdoar algumas falhas deste relógio.

Tem uma bateria sólida e incorpora materiais de fibra de carbono, cerâmica e plástico. Faço BTT com ele, Durmo com ele, tomo banho com ele, resumindo, nunca o tirei. É um relógio que monitoriza a nossa atividade, mas é belo e prático para andar no dia-a-dia.

O módulo do sono mostra um sono profundo e leve, juntamente com o tempo de vigília. Também mostra quando adormeces e acordas. É bastante preciso.

A conexão WiFi Direct é configurada no relógio para que a transferência de música seja rápida. Não há serviços de música suportados no Stratos Amazfit, precisas de possuir a música que desejas ouvir.

O principal cancro pode ser mesmo a aplicação que alguns atletas consideram não mostrar dados suficientes ou ainda é um pouco limitada. Mas isso resolve-se com a possibilidade de te conectares manualmente ao relógio por meio de USB e guardares o arquivo GPX exportado para fazer o upload dos dados para os teus serviços preferidos. Ou resolve-se sincronizando com o Strava.

O ecrã parece ótimo sob a luz direta do sol.

Outro dos pontos fracos do Amazfit Stratos, é que não tem como conectar a outros acessórios (cadência de bicicleta ou sensores de velocidade, por exemplo).

Mas na minha opinião, é uma excelente compra, a um preço muito razoável tendo em conta as funcionalidades que trás.

Onde comprar

GeekBuying – Armazém Espanha Link de Compra: http://bit.ly/2PGF5E5

Sem problemas nenhum de Alfândega – Rápido a chegar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome