A W52-FC Porto venceu hoje o contrarrelógio por equipas que inaugurou a 40.ª edição do Grande Prémio Abimota, em Lisboa, com o espanhol Raul Alarcón a tornar-se no primeiro líder da geral individual.

Com um tempo de 9.01 minutos, necessários para cumprir os 7,8 quilómetros do percurso, os ‘dragões’ venceram a primeira tirada, um circuito no Campo Grande, enquanto os espanhóis da Euskadi foram segundos, a dois segundos, o mesmo tempo dos terceiros, a EFAPEL.
Alarcón foi o primeiro a cortar a meta e assim arrecadou a camisola amarela, de líder da classificação geral, que já tinha vestido em 2018 até à última etapa, altura em que perdeu a vitória final para o compatriota Óscar Pelegri.

A equipa ‘azul e branca’ dominou o primeiro dia, pela segunda vez com um ‘crono’ coletivo na capital, ao estar na frente também da outra classificação individual, da juventude, graças ao segundo classificado, Jorge Magalhães.
Na geral, o jovem luso segue em segundo, com o mesmo tempo, assim como os colegas de equipa César Fonte, terceiro, António Carvalho, quarto, e o espanhol Ángel Sánchez Rebollido, quinto.

A dois segundos está, em sexto, o espanhol Diego Lopez (Euskadi), a mesma distância do primeiro homem da EFAPEL, o também espanhol Marcos Jurado, em 12.º.
Mais abaixo, o Sporting-Tavira acabou a sete segundos, no quarto lugar, e a LA Alumínios em quinto, a 11, o mesmo tempo da equipa do vencedor de 2018, a Vito-Feirense, sexta.

Na sexta-feira, a segunda etapa liga Ourém a Mortágua ao longo de 170,3 quilómetros, com partida pelas 12:25 para uma tirada com duas contagens de montanha, ambas de terceira categoria, mas ainda longe da meta, num dia para os ‘sprinters’.

Classificações do 40.º Grande Prémio Abimota em bicicleta, após a primeira etapa, hoje realizada em Lisboa, um contrarrelógio por equipas de 7,8 quilómetros:
Classificação da etapa:
1. W52-FC Porto, Por, 9.01 minutos.
2. Euskadi, Esp, a 02 segundos.
3. Efapel,Por, m.t.
4. Sporting-Tavira, Por, a 07.
5. LA Alumínios, Por, a 11.
6. Vito-Feirense, Por, m.t.
7. Oliveirense-InOutBuild, Por, a 14.
8. Miranda-Mortágua, Por, a 18.
9. Aviludo-Louletano, Por, a 21.
10. Rádio Popular-Boavista, Por, m.t.
Classificação da geral individual:
1. Raul Alarcón, Esp (W52-FC Porto), 9.01 minutos.
2. Jorge Magalhães, Por (W52-FC Porto), m.t.
3. César Fonte, Por (W52-FC Porto), m.t.
4. António Carvalho, Por (W52-FC Porto), m.t.
5. Angel Sánchez Rebollido, Esp (W52-FC Porto), m.t.
6. Diego Lopez, Esp (Euskadi), a 02 segundos.
7. Gotzon Martin, Esp (Euskadi), m.t.
8. Jokin Aramburu, Esp (Euskadi), m.t.
9. Ibai Azurmendi, Esp (Euskadi), m.t.
10. Dzmitry Zhuhunou, Bie (Euskadi), m.t.