Volta ao Alentejo 5ª Etapa | Luís Mendonça é o novo Amarela

37

Luís Mendonça (Aviludo/Louletano/Uli) fez os 8,4Km mais importantes da vida e vestiu este sábado, em Castelo de Vide, a Camisola Amarela da 36ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

No contrarrelogio o corredor da equipa algarvia foi apenas quinto classificado, mas a diferença de tempos para os principais rivais catapultou-o para a liderança a faltar apenas um dia para o fim da “Alentejana”.

Com a felicidade estampada na cara, Luís Mendonça repetiu por diversas vezes: “Ainda estou nas nuvens!” e depois de subir ao pódio instalado no coração de Castelo de Vide explicou: “Vim com tudo, com garra e com as forças que tinha e as que não tinha. Mas só amanhã posso festejar com os pés assentes na terra e dizer que é minha. Foi o contrarrelógio da minha vida, foram os 8Km da minha vida!”

O algarvio arranca para a derradeira tirada da “Alentejana” com uma vantagem de 8 segundos para Ricardo Mestre (W52/FCPorto) e 13 para o anterior líder da competição, o irlandês Mark Downey (Team Wiggings).

A vitória em Castelo de vide pertenceu ao galego Gustavo Veloso (W52/FCPorto) que gastou 13 minutos e 29 segundos no duro e técnico percurso que passava na ermida da Senhora da Penha sendo agravado pela chuva e pelas baixas temperaturas que rondaram os 4ºC no topo da serra. Atrás de Veloso ficou o companheiro de equipa e campeão nacional sub 23 José Fernandes – gastou mais 8 segundos que o galego – e Oscar Rodriguez (Euskadi Basque Country / Murcias) com a mesma diferença.

6ª Etapa – 18 março 2018

Com a classificação mais definida, as despedidas da “Alentejana” fazem-se este domingo com a 6ª e última etapa a ligar Castelo de Vide a Évora numa distância de 151,3KM. Fronteira (57,5Km), Estremoz (87,6Km) e Redondo (115,2Km) são as derradeiras Metas Volantes e na Serra D’Ossa (103,9) discute-se o Prémio de Montanha final. A meio da tarde, na Praça do Giraldo, onde todos os caminhos vão dar na Évora, Património Mundial da UNESCO será coroado o vencedor da 36ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome