É já este sábado, dia 15 de agosto, que se realiza a Volta à Lombardia, uma das mais emocionantes e prestigiadas corridas da temporada e que promete deixar os fãs de ciclismo colados aos ecrãs do Eurosport.

Depois do Milão – Sanremo, chega a vez da Volta a Lombardia, o 2.º “Monumento” da época. Tradicionalmente a esta prova acontece apenas no outono, razão pela qual é tradicionalmente conhecida como a “Clássica das Folhas Caídas”. No entanto, a pandemia de COVID-19 obrigou a UCI a mudanças consideráveis no calendário da temporada.

A primeira edição da Volta à Lombardia data de 1905 convertendo-a numa das mais antigas corridas do mundo. O italiano Fausto Coppi é o ciclista com maior número de títulos, com um total de cinco (1946-1949, 1954). Segue-se o italiano Alfredo Binda com quatro (1925-1927, 1931).

Este ano, cumpre-se a 114.ª edição da histórica corrida. São 231 quilómetros com partida em Bergamo e chegada ao Lago Como. A prova é considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as características deste tipo de ciclistas.

A subida a Madonna del Ghisallo, nos últimos quilómetros antes da meta, é uma das mais famosas da corrida. Destaque ainda para as duras subidas a Colma di Sormano, Civiglio e San Fermo della Battaglia. O percurso deste ano será praticamente igual ao do da edição de 2019. A Volta à Lombardia 2020 será dedicada à memoria de Felice Gimondi, vencedor de duas edições da histórica corrida (1966 e 1973).

João Almeida (Deceuninck – Quuick Step) é até ao momento o único pré-inscrito para este 2.º ‘Monumento’ da temporada. No pelotão estarão outras estrelas como Bauke Mollema, vencedor da prova no ano passado, Remco Evenepoel, vencedor da Volta ao Algarve, Richard Carapaz, vencedor do Giro 2019, Vincenzo Nibali, vencedor do Giro 2013 e 2016 ou Fabio Aru, vencedor da Vuelta 2015. Giulio Ciccone, Jakob Fuglsang, Mathieu van der Poel, Max Schachmann são outros dos participantes na corrida apontados pela organização.

Não perca a Volta à Lombardia, este sábado, 15 de agosto, no Eurosport 2 ou no Eurosport Player, a partir das 15:50h, com comentários Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira.