Visionarium inaugura "Campo Cinético"

356

Santa Maria da Feira, 17 mar (lusa) – O centro de ciência Visionarium, em Santa Maria da Feira, inaugura domingo um “Campo Cinético” que disponibiliza ao público 13 atividades radicais e relaciona o seu caráter lúdico com os conceitos científicos que lhe estão subjacentes.
O novo parque radical funciona nos 25.000 metros quadrados dos jardins do Visionarium e está aberto ao público gratuitamente no dia da inauguração, mas implica depois um custo que, consoante a atividade escolhida, pode variar entre os 3 e os 22 euros por pessoa, havendo descontos para packs familiares.
A realização das atividades em causa está a cargo da empresa Diver, enquanto a responsabilidade pelos respetivos conteúdos científicos cabe ao Visionarium.
Na prática, de segunda a sexta-feira o novo parque radical só está disponível para grupos escolares e empresariais, sempre mediante reserva prévia, e aos fins de semana e feriados abre ao público em geral, ao qual basta “aparecer e escolher que atividades experimentar”.
Optando por BTT, os participantes poderão pedalar pela mata do Visionarium e ficar a conhecer o funcionamento das engrenagens da bicicleta, vendo de que forma o movimento é transmitido através das suas correntes.
Já optando pela canoagem no lago, os tripulantes poderão inteirar-se das regras do movimento de propulsão, ficando a perceber o Princípio de Arquimedes e como é que os barcos flutuam na água.
A combinação de prática e teoria aplica-se a todas as outras atividades do Campo Cinético: na escalada, por exemplo, referem-se os princípios da força gravítica e do efeito roldana, no slide abordam-se questões relacionadas com o plano inclinado e o movimento uniformemente acelerado, na carreira de tiro com arco discute-se a Força Potencial Elástica e o Paradoxo do Arqueiro e na orientação o tópico é a declinação magnética que faz funcionar as bússolas, distinguindo-se entre Norte Magnético e Norte Geográfico.
Em painéis informativos ou no briefing com os orientadores das atividades, outros conceitos científicos são ainda mencionados em relação ao paintball, à caça ao tesouro, aos jogos tradicionais, aos insufláveis, à bola Zorb e a outros jogos noturnos, seja a título individual, seja nos packs “Aventura” ou “Ciência + Aventura”.
O Campo Cinético do Visionarium – Parque de Ciência do Europarque é inaugurado domingo e, a título de estreia, todas as atividades são de entrada livre nesse dia, entre as 14:00 e as 19:00.
AYC
Lusa/Fim

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome