PUB

Vera Vilaça sobe ao comando da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa

Vera Vilaça sobe ao comando da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa
PUB

Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) ganhou, na Maia, a quarta prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa na categoria de elite. Empate na geral da Taça deixa tudo em aberto para amanhã.

As corredoras de elite e as sub-23 completaram 74,8 quilómetros, com a prova de categoria superior a terminar num renhido sprint. Vera Vilaça arrancou mais tarde, mas conseguiu levar o esforço em intensidade constante até à linha de meta, impondo-se ao fim de 2h09m04s de prova. Maaris Meier (Maiatos) foi a segunda classificada, com o mesmo tempo, e Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova) fechou o pódio, a 2 segundos.

PUB

Este resultado deixa tudo em aberto para a definição da vencedora da Taça de Portugal na categoria de elite. Vera Vilaça passou a comandar, mas tem os mesmos 145 pontos do que Maaris Meier. Iulia Legkova, com 103 pontos, ainda tem aspirações matemáticas de vencer o troféu.

Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango) foi a única sub-23 a estar na discussão da corrida com as melhores corredoras de elite até ao risco de meta. Por isso foi a melhor na sua categoria etária, com 7 segundos de vantagem sobre Beatriz Santos (Korpo Activo/Penacova) e 10 segundos à melhor sobre Joana Miranda (Korpo Activo/Penacova). Apesar de ausente, por estar a disputar a Volta ao País Basco Feminina, Sofia Gomes (Massi Tactic) mantém-se no topo da geral da Taça em Sub-23, beneficiando de Beatriz Roxo também ter estado ausente, devido aos compromissos com a equipa Rio Miera-Cantábria Deporte.

As juniores percorreram 56,1 quilómetros e Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) deixou a concorrência mais próxima a 5m58s. Foram duas corredoras do Cantanhede Cycling/Vesam, Íris Chagas e Lara Fernandes, que cederam esse tempo. Laura Simão é já vencedora da Taça de Portugal na sua categoria.

As cadetes percorreram 37,4 quilómetros, distância que deixou a descoberto a superioridade de Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense), que, até ao momento, ganhou todas as corridas pontuáveis para a Taça de Portugal. Fê-lo ao sprint, diante de duas ciclistas do Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais, Daniela Simão e Raquel Dias.

Entre as masters ganharam na Maia a master 30 Carina Morais (CE Gonçalves/Azeitonense), a master 40 Raquel Santos (CE Gonçalves/Azeitonense) e a master 50 Filomena Gomes (Vertentability/CRG).

A melhor equipa na Maia foi o Korpo Activo/Penacova.

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa termina neste domingo. A prova será dividida em duas corridas. A primeira, com início às 9h30, junta no mesmo pelotão as cadetes, as masters 50 e as masters 60, que vão percorrer 49,6 quilómetros. Às 11h00 competem as restantes categorias. As juniores, as masters 30 e as masters 40 vão pedalar ao longo de 62 quilómetros, estando reservados 86,2 quilómetros para as ciclistas de elite e sub-23.

PUB

Exit mobile version