PUB

Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) ganhou, na Maia, a quarta prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa na categoria de elite. Empate na geral da Taça deixa tudo em aberto para amanhã.

As corredoras de elite e as sub-23 completaram 74,8 quilómetros, com a prova de categoria superior a terminar num renhido sprint. Vera Vilaça arrancou mais tarde, mas conseguiu levar o esforço em intensidade constante até à linha de meta, impondo-se ao fim de 2h09m04s de prova. Maaris Meier (Maiatos) foi a segunda classificada, com o mesmo tempo, e Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova) fechou o pódio, a 2 segundos.

PUB

Este resultado deixa tudo em aberto para a definição da vencedora da Taça de Portugal na categoria de elite. Vera Vilaça passou a comandar, mas tem os mesmos 145 pontos do que Maaris Meier. Iulia Legkova, com 103 pontos, ainda tem aspirações matemáticas de vencer o troféu.

Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango) foi a única sub-23 a estar na discussão da corrida com as melhores corredoras de elite até ao risco de meta. Por isso foi a melhor na sua categoria etária, com 7 segundos de vantagem sobre Beatriz Santos (Korpo Activo/Penacova) e 10 segundos à melhor sobre Joana Miranda (Korpo Activo/Penacova). Apesar de ausente, por estar a disputar a Volta ao País Basco Feminina, Sofia Gomes (Massi Tactic) mantém-se no topo da geral da Taça em Sub-23, beneficiando de Beatriz Roxo também ter estado ausente, devido aos compromissos com a equipa Rio Miera-Cantábria Deporte.

As juniores percorreram 56,1 quilómetros e Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) deixou a concorrência mais próxima a 5m58s. Foram duas corredoras do Cantanhede Cycling/Vesam, Íris Chagas e Lara Fernandes, que cederam esse tempo. Laura Simão é já vencedora da Taça de Portugal na sua categoria.

As cadetes percorreram 37,4 quilómetros, distância que deixou a descoberto a superioridade de Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense), que, até ao momento, ganhou todas as corridas pontuáveis para a Taça de Portugal. Fê-lo ao sprint, diante de duas ciclistas do Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais, Daniela Simão e Raquel Dias.

Entre as masters ganharam na Maia a master 30 Carina Morais (CE Gonçalves/Azeitonense), a master 40 Raquel Santos (CE Gonçalves/Azeitonense) e a master 50 Filomena Gomes (Vertentability/CRG).

A melhor equipa na Maia foi o Korpo Activo/Penacova.

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa termina neste domingo. A prova será dividida em duas corridas. A primeira, com início às 9h30, junta no mesmo pelotão as cadetes, as masters 50 e as masters 60, que vão percorrer 49,6 quilómetros. Às 11h00 competem as restantes categorias. As juniores, as masters 30 e as masters 40 vão pedalar ao longo de 62 quilómetros, estando reservados 86,2 quilómetros para as ciclistas de elite e sub-23.

PUB