PUB
Na KTM Bikes, as bicicletas 27,5’ e 29’ vieram para ficar.
 
A gama de bicicletas 2014 foi estrategicamente desenvolvida para oferecer exactamente a mesma bicicleta, com o mesmo design, cores e mesmos componentes (correspondentes ao tamanho de roda) em versão 27,5’ e 29’. A KTM Bikes é a única marca a fazê-lo!
Na KTM Bikes, é o cliente que decide em que tamanho de roda que prefere, em função das suas preferências de utilização. Na KTM Bikes, cada cliente é especial, por isso a marca optou por oferecer a mesma bicicleta de montanha em dois tamanhos diferentes. Os quadros das bicicletas KTM não são adaptados ou convertidos… são integralmente desenvolvidos para 27,5 ou 29’.
A KTM Bikes disponibiliza para 2014 uma gama de bicicletas com quadro em alumínio e carbono, em rígidas e suspensão total, sempre com modelos “gémeos” entre 27,5’ e 29’.
Porquê as 27.5′?
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5′ estivesse exactamente entre uma 26′ e uma 29′. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5′ KTM exibem algumas das melhores características das 29′ e das 26′ – e nunca exactamente no meio!
Vantagens das Bicicletas 27,5’ e 29’ Face às 26’
A KTM Bikes Portugal está a promover o comparativo entre as características técnicas da roda 27,5’ e as 29’, baseada em 4 pontos fundamentais:
1. ÂNGULOS: Ângulo de Ataque aos Obstáculos
2. ENERGIA: Dinâmica de Aceleração VS Inércia
3. PESO: Peso Global
4. TRACÇÃO: Área de Contacto do Pneu/Conforto
ÂNGULOS: Ângulo de Ataque aos Obstáculos
DADOS:
26 = x
27,5 = -4%
29′ = -6%
Quanto menor o ângulo de ataque, melhor!
A roda 29′ ultrapassa os obstáculos com maior facilidade e segurança. A diferença entre a performance da roda 27,5′ e da 29′ é de apenas 2%!
RESUMO
O maior diâmetro da roda traduz-se em duas vantagens significativas: conforto e confiança.
Um ângulo de ataque baixo significa que a roda ultrapassa – literalmente – por cima dos obstáculos com menores perdas de energia e maior linearidade global, favorecendo o conforto e a confiança do atleta.
Testes comparativos confirmam que a performance em trilhos ou subidas acidentadas é gradualmente superior quando maior for o tamanho de roda. O menor ângulo de ataque e tracção superior da roda 27,5′ e 29′ face às 26′ aumenta a capacidade de ultrapassar obstáculos em todas as condições.
ENERGIA: Dinâmica de Aceleração VS Inércia
DADOS:
26 = x
27,5 = +1,5%
29′ = +3,6%
Quanto maior a roda, maior é a energia!
A roda 29′ consome mais 3,6% de energia no arranque, mas acumula maior energia cinética em movimento. A roda 27,5′ consome menos 2,1% de energia do que a 29′
RESUMO
A vantagem mais importante das bicicletas 27,5′ face às 29′ é a aceleração mais rápida. É o “sag” que o atleta sente quando pedala com vigor no momento do arranque ou recuperação de velocidade.
Este comportamento é afectado não só pelo peso global da bicicleta, mas também pelo peso dinâmico das rodas (inércia). Quanto mais longe estiver o peso do centro da roda, maior é o
consumo de energia na aceleração. Contudo, uma bicicleta roda 29′ consegue uma vantagem a que mais nenhuma se equipara: mantém velocidades mais elevadas com menor consumo de energia devido à maior acumulação de energia cinética.
PESO GLOBAL: Peso da Bicicleta + Peso da Roda
DADOS:
26 = x
27,5 = +5%
29′ = +12%
Quanto menor o peso, melhor!!
A roda 27,5′ é 5% mais pesada do que a 26′ e 7% mais leve do que a 29′. A roda 29′ é 12% mais pesada do que a 26′!
RESUMO
Existem dois tipos de peso que afectam a performance da bicicleta: o peso global da bicicleta e o peso dinâmico.
Peso Global da Bicicleta:
Numa comparação directa entre bicicletas 26′, 27,5 e 29′ idênticas, existem diferenças significativas. Como seria de esperar, uma 26′ é um pouco mais leve do que uma 27,5′ e substancialmente mais leve do que uma 29’… e cada grama a menos ajuda o atleta a ser mais rápido.
Peso Dinâmico das Rodas:
Em comparação com os 12% de diferença entre uma 26′ e uma 29′, o peso de um par de rodas 27,5′ completo (roda + pneu + câmara/selante) é apenas 5% maior do que uma roda 26′.. e quanto mais maior for a roda, pior é a performance em subida ou aceleração. O peso dinâmico da roda 29′ é sempre maior, mas possui uma relação mais equilibrada com altas velocidades, ou seja, quanto maior é a velocidade, maior é o peso dinâmico e maior a facilidade em manter velocidades elevadas.
TRACÇÃO: Área de Contacto do Pneu / Conforto
DADOS:
26 = 6 cm
27,5 = 8cm
29′ = 9cm
Quanto maior a área de contacto do pneu, melhor!
A roda 29′ tem a maior área de contacto com o terreno! A diferença da 27,5′ para a 29′ é de apenas 1cm
RESUMO
Quanto maior o diâmetro da roda, maior é a área de contacto do pneu. A maior área de contacto resulta em maior tracção, ou seja, melhor aceleração, desaceleração e segurança em curva. A roda 27,5′ tem uma área de contacto semelhante à roda 29′, com uma diferença técnica de apenas 1cm!
Texto e fotos KTM Bikes Portugal http://www.ktm-bike.pt/
PUB