Uma bicicleta que voa até cinco minutos

554
Três empresas da República Checa – Technodat, Evektor e Duratec – estão a desenvolver um novo conceito que pode revolucionar a mobilidade sustentável e a futura utilização da bicicleta. O veículo chama-se Flying Bike e, como o próprio nome indica, é uma bicicleta capaz de voar até cinco minutos seguidos.

O projecto pega nas características e funcionalidades tradicionais de uma bicicleta comum, por isso é possível pedalá-la como se fosse um meio de transporte normal, ainda que com grande aparato, como pode ver nas fotos abaixo.

Segundo contam os engenheiros responsáveis pela Flying Bike, o projecto arrancou em 2011 e deveria desenvolver uma bicicleta eléctrica. “No entanto, chegámos à conclusão que este objectivo era demasiado terreno para a nossa imaginação, um desafio insuficiente, na verdade”, pode ler-se no site da iniciativa.

De eléctrica, a bicicleta passou a voadora. Os primeiros estudos revelaram que a bicicleta teria uma concepção em multicóptero. Ou seja, a força necessária para elevar o veículo não viria das asas, como num avião normal, para da impulsão estática das várias hélices horizontais.

“Esta solução conceptual deverá permitir uma descolagem vertical segura e coordenada, de qualquer lugar”, explicam os engenheiros, que indicam que o projecto se está a tornar cada vez mais complexo e complicado à medida que novos designs são feitos.

Apesar do projecto ainda não estar finalizado, há pormenores que já são conhecidos. A bicicleta terá materiais leves e resistentes, que permitirão vôos precisos e estáveis. Para além de duas rodas, a bicicleta tem quatro hélices: frontal, traseira e duas laterais.

Com 85 quilos de peso e uma velocidade máxima de 50 km/h, o veículo tem ainda duas forquilhas com amortecedores, para o ciclista não perder equilíbrio durante a aterragem nem sofrer um impacto muito forte. Assim, a bicicleta ganha também eficiência e capacidade de permanecer no ar, pelo menos, entre três e cinco minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome