A UCI assinou um Memorando de Entendimento com a Zwift, uma plataforma global de treino e corrida on-line para atletas, para a gestão e desenvolvimento do Cycling Esports como uma nova disciplina do ciclismo.

Este Memorando de Entendimento segue a integração das modalidades de Cycling Esports na Constituição da UCI, que foi aprovada pelo Congresso da Federação em setembro de 2018 em Innsbruck (Áustria).

O objetivo é duplo: Estabelecer requisitos que garantam que a modalidade atenda aos padrões de integridade e justiça desportiva necessários para todas as disciplinas englobadas na UCI e lançar o primeiro UCI Cycling Esports World Championships, na plataforma Zwift, em 2020, bem como eventos de qualificação.

A Zwift foi recentemente confirmada como fornecedora oficial do Campeonatos do Mundo de estrada UCI 2019, em Yorkshire (Grã-Bretanha).

Como parte do Memorando de Entendimento, a UCI e a Zwift colaborarão para garantir a credibilidade desportiva destes eventos Cycling Esports. Isto incluirá o estabelecimento de um programa de hardware que seja fiável o suficiente para ser usado em eventos regulados pela UCI, um programa de verificação de desempenho que validará o desempenho e proteção dos ciclistas contra fraudes tecnológicas e um sistema de identificação, incluindo altura e peso.

Além disso, serão testados diferentes formatos de corrida individuais e por equipas. Os regulamentos UCI serão atualizados de à medida do decorrer da competição.

Desportivamente, a UCI organizará o 2020 UCI Cycling Esports World Championships (na plataforma Zwift). Estes serão realizados em data e local a confirmar.

A UCI e Zwift concordaram que serão organizados, em países selecionados, um máximo de 15 Campeonatos Nacionais, bem como Campeonatos Continentais; essas competições, organizadas no local ou remotamente on-line, atuarão como eventos de qualificação para o novo UCI Cycling Esports World Championships. A aplicação Zwift será o único software que permitirá todos estes eventos.

Após a primeira edição do Campeonato do Mundo, a UCI lançará um processo de licitação para determinar o fornecedor com o qual colaborará para o UCI Cycling Esports World Championships após 2020.

O presidente da UCI, David Lappartient, declarou: “O Cycling Esports é uma oportunidade fantástica para o desenvolvimento da modalidade. É uma nova maneira de praticar o ciclismo, que se está a expandir rapidamente e permite que mais atletas, principiantes ou mais experientes, treinem e corram, independentemente do clima e do local onde vivem. O Memorando de Entendimento entre a nossa Federação e a aplicação Zwift é um passo decisivo para a total integração do Cycling Esports na UCI.”

O CEO Esports da Zwift, Craig Edmondson, acrescentou: “No início deste ano, declaramos a nossa ambição de desenvolver uma plataforma de esports, mas acho que é muito mais do que isso. Procuramos estabelecer uma nova abordagem para o desporto. Esta parceria é um salto significativo nesse sentido. Estamos no início de um longo e emocionante caminho aqui na Zwift, enquanto procuramos estabelecer uma nova e inovadora disciplina de ciclismo.”

Deixar uma resposta