O fabricante líder de mercado em componentes de ciclismo, Shimano Inc. fez uma doação de 50 grupos Completos Ultegra Di2 para o programa de ciclismo solidário da UCI, esta acção pretende ajudar a UCI a providenciar mais treinos a mecânicos de bicicleta em mercados de ciclismo emergentes.
Depois da sua eleição o presidente da UCI David Lappartient criou a comissão solidária para países emergentes ligados ao ciclismo para fomentar o desenvolvimento do ciclismo em regiões do mundo onde este tipo de apoio é necessário e apreciado.
Os objectivos da comissão, as quais incluem formular recomendações para o comité de gestão da UCI, foram votados favoravelmente por todos os membros e são pontos essenciais para a agenda da UCI 2022.
Em média, o centro de ciclismo mundial da UCI em Aigle dá as boas vindas a cerca de 120 países por ano, para receberem diferentes tipos de treino incluindo treino para mecânicos. Torna-se crucial educar sobre os componentes da bicicleta, perceber como se efectua a montagem e desmontagem de uma bicicleta e e mais importante ensinar a pedalar correctamente.
De um modo mais concreto, estes modelos de formação parte deles vão ser utilizados para a montagem de bicicletas em treinos de competição na Europa para homens e mulheres sub-23 em programas desenvolvidos a nível mundial.
Shimano Inc. tem sido um parceiro da UCI desde 1999. Esta empresa providencia uma série de serviços técnicos em variados eventos de ciclismo em diferentes partes do mundo. Em colaboração com a Shimano, ambos no campo do ciclismo de competição e no desenvolvimento do desporto, é um novo capitulo que deverá reforçar esta parceria entre uma das mais prestigiadas empresas no mundo do ciclismo e esta comissão mundial de ciclismo.
“É apenas com o apoio de líderes de mercado como a Shimano Inc. que vamos ser capazes de marcar diferença nos mercados espalhados pelo mundo. Mais do que ser responsável pela supervisão das competições de ciclismo, a UCI tem também a responsabilidade de promover e apoiar o desporto globalmente.
Esta doação servirá parte dela para o programa de educação que o centro de ciclismo da UCI irá realizar com as nossas federações nacionais para garantir a formação de jovens mecânicos. Inserido no nosso programa de doação de bicicletas, logo que as bicicletas estejam prontas a pedalar vão expedidas e doadas para as Federações de países emergentes no ciclismo.
Valorizamos imenso esta acção da Shimano para com as acções de solidariedade da UCI e estamos na verdade empolgados com esta iniciativa. Esperamos também no futuro conseguir atrair outras indústrias de ciclismo para nos ajudarem nesta nossa responsabilidade institucional.” diz David Lappartient.
Hennie Stamsnijder, responsável da equipa de marketing desportivo da Shimano Europa: “Esta é sem dúvida a nossa oportunidade de darmos algo de troca ao mundo do ciclismo, de apoiar-mos os heróis que trabalham por detrás da cortina, e indirectamente apoiar jovens talentos que vão surgindo por esse mundo fora. Estamos orgulhosos de podermos apoiar a UCI desta maneira.”