Os diferentes caminhos do turismo em bicicleta estarão no centro do debate no I Forum Cyclin´Portugal, que será realizado nos dias 10 e 11 de janeiro, no Museu do Vinho da Bairrada e no Centro de Alto Rendimento de Anadia.

A iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo promove o turismo em bicicleta. O Fórum terá uma componente formativa, mas também uma sessão aberta a todos, na tarde de dia 10, no Auditório do Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia. A sessão de sábado será realizada no CAR Anadia.

O projeto Cyclin´Portugal já se encontra com 19 centros homologados, existindo vários projetos ainda numa fase de homologação. No total, contando com quilómetros na estrada, em percursos de btt e trajetos pedestres, já se encontram associados 18 000 quilómetros de percurso.

Para Sandro Araújo, vice-presidente da FPC, “atualmente, o turismo com bicicleta não é apenas uma promessa, mas uma realidade à qual cada vez mais entidades públicas e privadas estão atentas, e interessadas em ativar nos territórios onde operam. É uma forma de turismo que contribui para a sustentabilidade económica e ambiental dos territórios, em particular em regiões do Interior e de baixa densidade, constituindo uma oportunidade potenciada pelo programa Cyclin´ Portugal, que a FPC está a implementar com uma rede nacional de centros e percursos cicláveis”.

No evento estarão sobre a mesa os temas “Portugal, Destino Internacional de Cycling” e “Perspetivas Internacionais de Ativação”. Além da Federação Portuguesa de Ciclismo, estará presente João Portugal representante do Turismo de Portugal, Dalila Dias será a representante das Aldeias Históricas, Pedro Pedrosa da A2Z Adventures, Victor Tarondo da IMBA e Sergio Battistini representando o Dolomeet Outdoor and Tourism Lab.

O programa da formação abordará vários temas, com a apresentação dos conceitos e procedimentos dos Centros Cyclin´Portugal e sua homologação, criação de projetos, ferramentas de trabalho, promoção e implementação de infraestruturas e criação de trilhos e sua manutenção, de forma sustentável.

A ação de formação será constituída por seis módulos, com início no dia 10 de janeiro, pelas 9h30.

O programa termina no dia 11 de janeiro, pelas 12h45. A adesão a este evento correspondeu às expectativas, contando com cerca de 100 participantes oriundos de todo o país.

Mais informações em www.cyclinportugal.pt.