O 20º aniversário da 4 Stage MTB Race Lanzarote vai reunir 411 atletas de 21 nacionalidades na ilha de sábado, 22 de janeiro a terça-feira, 25 de janeiro. O evento, uma referência no mundo do ciclismo, é a única prova S1 da União Ciclística Internacional (UCI) que se realiza nas Ilhas Canárias e marca o início do calendário de corridas do Club La Santa.
O Club La Santa, organizador desta importante competição que reúne inúmeros ciclistas de diferentes partes do planeta, recolheu alguns depoimentos de renomados participantes que a participarão.
Iván Raña, que anunciou em setembro passado que ia deixar o triatlo profissional, estava animado para participar nesta prova: “Competir no que é minha casa durante vários meses do ano é emocionante”. O conceituado atleta galego afirmou ainda que: “Depois de 20 anos sabendo da organização desta prova e sempre a vê-la à margem, achei que era altura de a viver a partir de dentro. Tenho certeza que será muito rápida.”
Por seu lado, Ismael Ventura, que vai participar pela sexta vez na 4 Stage MTB Race Lanzarote, salientou que: “Esta prova tem um elevado nível de atletas, incluindo ciclistas de outros países, pelo que costuma ser muito disputada. O meu objetivo é ter uma boa classificação geral, no ano passado consegui vencer uma etapa e subir ao pódio noutra”. O ciclista catalão também destacou que: “O Club La Santa tem muita experiência na organização deste evento e saber que tudo será perfeitamente planeado também é um ponto positivo”.
Anne-Dorthe Lisbygd, vencedora da edição de 2021, reconheceu estar nervosa e animada por participar novamente nesta corrida. “A 4 Stage MTB Race Lanzarote reúne um pouco de tudo. Caminhos onde se pedala sem pensar muito, zonas de areia ou com rochas vulcânicas, magníficas vinhas e vulcões como paisagem e também os respetivos metros de desníveis”, salientou a dinamarquesa.
Por último, Fabio Cabrera, diretor de prova e responsável desportivo do Club La Santa, manifestou a sua satisfação por já celebrar a vigésima edição deste evento e reconheceu o trabalho de toda a equipa do Club La Santa que tornou este evento uma realidade. Além disso, Cabrera destacou que: “a aplicação de protocolos sanitários durante todos os eventos de 2021, em plena pandemia, permitiu-nos iniciar a nossa temporada de corridas de 2022 com o apoio das autoridades, confiança e sem baixar a guarda para começar este apaixonante calendário”.
A 4 STAGE MTB LANZAROTE RACE 2022
No próximo sábado começa uma nova edição de uma das provas mais duras, que vai exigir o melhor de todos os seus participantes, tanto profissionais como amadores. Para começar, haverá uma primeira etapa com partida e chegada no Club La Santa, com uma distância de 42,1 quilómetros. No segundo dia, uma etapa de 59,7 quilómetros que testará a resistência de todos os ciclistas. A terceira etapa, com um desnível de 500 metros e uma distância de 20,6 quilómetros, começará em Caleta de Famara e subirá até Las Nieves. Por fim, a última etapa será a mais difícil de todas, com uma distância de 81,6 quilómetros e incluirá “La Presa Contrarreloj”.
Com 90% do percurso fora de estrada, a corrida enquadra-se na categoria S1 do calendário de competições da UCI. Inscreveu-se um total de 411 ciclistas, dos quais 286 são espanhóis e o restante de outros países.
Lanzarote começa este 2022 com o pulso habitual e mantém a aposta no turismo ativo, graças à celebração de eventos e provas desportivas de dimensão internacional, como esta 4 Stage MTB Race.