O relatório recentemente publicado detalha as conclusões da auditoria às emissões da empresa, refere o que a Trek está a fazer para minimizar a sua pegada ecológica e menciona os objetivos e visões para a mudança.
Em 2020, A Trek Bicycle estabeleceu uma parceria com a WAP Sustainability Consulting para executarem a sua primeira auditoria de emissões para se perceber melhor o impacto ecológico da empresa e implementar um plano para a Trek se tornar numa entidade global mais conscienciosa e sustentável.
Os dados referem-se a um ano de operações pré-2020 como métrica base para identificar as áreas da empresa com maior impacto para determinar melhor onde a Trek deverá dedicar a atenção e recursos para reduzir o carbono necessário para o seu funcionamento.
Como resultado, a Trek definiu 10 áreas de foco para reduzir a sua pegada ecológica, incluindo:
10. Reduzir o transporte aéreo
9. Consolidar os envios para os distribuidores
8. Aumentar a utilização das energias renováveis
7. Reduzir as viagens empresariais
6. Aumentar a utilização de materiais alternativos
5. Criar fábricas sem resíduos para aterros sanitários
4. Estabelecer e proteger novos trilhos
3. Remover os resíduos de plástico das embalagens
2. Aumentar o acesso à partilha de bicicletas
1. Pôr mais pessoas a andar de bicicleta
A Trek continua a encorajar as pessoas a aderirem ao movimento #GoByBike. A campanha, lançada em 2020, encorajou centenas de milhares de ciclistas a optar pela bicicleta em vez de utilizarem o carro.
Para ajudar os ciclistas a terem um novo objetivo, a Trek calculou a Regra dos 692 – oferecendo aos ciclistas a oportunidade de atingir a neutralidade carbónica. Quando substituis uma viagem de carro ou noutro veículo emissor de carbono por uma de bicicleta, estás a fazer uma pequena contribuição na direção da neutralidade carbónica da tua bicicleta.
Se pedalares um total de 692 quilómetros – ou cerca de dois quilómetros por dia durante um ano – que de outra forma farias de carro, isso significa que poupaste o carbono equivalente ao que a Trek emitiu para fazer a tua bicicleta. Se pedalares mais de 692 quilómetros, a tua bicicleta passa a ter pegada de carbono negativa.
Para saberes mais acerca dos esforços de sustentabilidade da Trek e para descarregares o relatório na íntegra, visita www.trekbikes.com.
[pdf-embedder url=”https://bttlobo.com/wp-content/uploads/2021/09/Trek-Bicycle-TK21_Trek-Sustainability-Report_ptPT.pdf” title=”Trek Bicycle – TK21_Trek Sustainability Report_ptPT”]
Estes são os primeiros passos numa jornada para a sustentabilidade em que a Trek está empenhada até ao fim. A Trek vai publicar relatórios e atualizações regularmente acerca dos progressos, partilhando as aprendizagens e os sucessos.