Os relógios e pulseiras inteligentes oferecem uma grande ajuda na prática do exercício, fornecem dados que, além de serem usados para a melhoria do rendimento e a realização de objetivos, oferecem também informação que contribui de maneira muito positiva à realização do seguimento de determinados fatores relacionados com a saúde.

A Garmin entrevistou a Dra. Eva Ferrer, especialista em Medicina Desportiva, que analisa a repercussão positiva dos treinos desportivos com pulseiras ou relógios inteligentes Garmin, uma vez que oferecem acesso a uma valiosa panóplia de informações recolhidas pelas suas múltiplas funções.

Quais são os principais benefícios de treinar com um relógio ou pulseira inteligente?

Por outro lado, se falamos de um ponto de vista de treino, é útil para as pessoas que iniciam na prática desportiva, como forma de começarem a conhecer-se e saber quais os seus limites. No caso das pessoas mais entendidas e com prática desportiva na sua atividade diária, poderá ajudá-los a melhorar o seu rendimento, porque permite que conheçam melhor os níveis ou etapas pelas quais vão passando.

Como pode ajudar, este tipo de equipamentos, a mudar os hábitos de consumo e de sedentarismo da nossa sociedade?

No caso específico, algumas marcas como a Garmin mantém o foco em soluções mas também nos mecanismos de controlo e contabilização de passos. Uma pessoa sedentária não é consciente do pouco que se mexe, e por isso, quando tem consigo um equipamento, uma pulseira que vai ser mais útil, ao prestar recomendações ativas, ao relembrar o objetivo de passos diários, caso não alcance esse mínimo, vai sentir-se obrigada a mover-se. Este simples facto cria um hábito, sem necessidade de estar sempre a olhar para a pulseira.

No seguimento da pergunta anterior, o exercício está relacionado com a melhoria do humor?

Totalmente, porque enquanto mantém-se ativo, além de gerar endorfinas associadas ao desporto, como é do conhecimento generalizado, também fica com a sensação de melhoria física. Isto faz com que determinados mal-estares ou dores sejam reduzidos.

Acredita que, no caso das crianças, também podem resultar como ferramentas que permitir-lhes-ão desde cedo combater maus hábitos?

Também aqui temos dois eixos importantes. Por um lado, está o seu uso como ferramenta terapêutica e, por outro, o que oferece aos mais pequenos enquanto novidade ou estímulo. Para as crianças as novidades são bem recebidas e estas pulseiras são por isso e para eles muito apelativas. Contudo, mesmo que coloquem e usem a pulseira durante uns dias, é necessário acompanhá-los de algum estímulo. Tudo o que signifique promover a saúde através da atividade física, é sempre bem-vindo.

No que diz respeito à sua aplicação a nível médico, para aquelas crianças que seguem programas específicos de controlo da sua saúde, serve para monitoriza-los, para controlar a quantidade de passos que dão por dia, para garantir que durante o dia estiveram mais ativos. Com os dados obtidos, pode fazer-se um estudo para ter um controlo mais real dos parâmetros que importam.

Quais as funcionalidades que, no seu entender, podem ser de maior ajuda e, por isso, mais valorizadas na hora de iniciar a prática de exercício com um relógio ou pulseira inteligente?

Depende do perfil do utilizador. Se for paciente (para monitorizar), é muito útil o controlo da frequência cardíaca e ajuda-nos a dar-lhes melhor suporte sobre a frequência com que devem trabalhar. Também para contabilizar os passos, porque para aqueles que necessitam começar a mover-se, esta é uma forma de ter essa referência a todo e qualquer momento.

No caso de desportistas, também podemos analisar melhor as prestações relacionadas com a medição de distâncias, por exemplo em pistas, e, de novo, a frequência cardíaca nos profissionais que precisam melhorar o rendimento assim como o controlo do ritmo e da velocidade.

Voltando ao perfil do utilizador que necessita ser monitorizado por motivos médicos há pessoas que pensam que se conhecem mas em determinados casos, como em situações de patologias cardíacas, perde-se essa noção e uma ferramenta destas é bastante útil.

Deixar uma resposta