TransPortugal Europcar Race 2018, de 5 a 13 de maio

167

Portugal neste ultimo ano tem sido noticia por muitas e boas razões. Está na moda, poder-se-á dizer. Vejam lá que até a Rainha da Pop!!! se mudou de armas e bagagens para este país à beira-mar plantado!!

A verdade é que parece que o mundo se esqueceu de Portugal por uns tempos, e que agora o descobriu de novo. Descobriram-se as montanhas, a praia, a comida, as gentes, os monumentos, a historia de um dos mais velhos países do mundo… enfim. Portugal está na boca do mundo.

Também é certo que Portugal foi noticia por más razões. O fogo atacou o nosso país, e foram vários os hectares de terreno ardido. Mas é incrível vermos a natureza a rejuvenescer literalmente das cinzas, e onde estava negro do queimado do verão de 2017, começa agora a ver-se o verde que quer de novo,  ser a cor predominante a cobrir a paisagem.

A Transportugal Europcar Race, já descobriu Portugal há muito tempo!!! E tem vindo a apresentar este país a todos aqueles que aceitam o desafio de o atravessar de Norte a Sul, numa prova de 8 etapas. Para além dos atletas que já realizaram a prova, poucos serão os que conhecem tão bem o nosso Portugal. Montanhas, vales, planícies, praias, serras… tudo é dado a ver e a apreciar.

A Transportugal Europcar Race, Vai este ano, de 2018, celebrar o seu 16º aniversário. A edição de 2018 vai ter lugar entre 6 e 13 de Maio, e mais uma vez a prova parte de Chaves para Chegar oito dias depois a Sagres.

A prova terá o seu inicio na cidade histórica de Chaves e a primeira etapa irá levar a comitiva até ao Douro Vinhateiro, a tal zona que há pouco tempo foi reconhecida como Zona de Património da Humanidade pela Unesco. Na segunda etapa, irá percorrer montes e vales que acabam em Viseu, mais uma cidade histórica do nosso país que data do período em que esta zona do nosso país era habitada pelos Celtas… e eis que chega o terceiro dia, o dia da Etapa Rainha, o dia em que se sobe ao ponto mais alto do nosso país a uma altitude de 2000m, a nossa querida Serra da Estrela onde nos “arriscamos” a ver neve,a uma altitude de 2000m…. Depois seguem-se 2 novas etapas.

A quarta etapa será de recuperação com “apenas” 85kms que irá levar os atletas pela primeira vez  a Castelo Branco. Depois de recuperar as forças, os atletas serão “ convidados” para participar num super-desafio que é a quinta etapa. De Castelo Branco até Evora, serão 188km de etapa, pela paisagem única do nosso Alentejo  onde poderão rolar rápido em sinuosos caminhos de terra, mas sem duvida será um dia longo com desafios nunca antes apresentados… 188km de uma super-etapa que se arrisca a ser a maior etapa de provas por etapas que se podem comparar com a Transportugal Europcar Race!!!

A sexta, estima e oitava etapas ligarão Évora a Albernoa, a Monchique e a Sagres com muita terra, muita montanha, muita paisagem deslumbrante… e eis que se chega a Sagres, uma das localidades mais sagradas do nosso país, não só pela sua localização geográfica (ponto mais sudoeste da Europa) como também, porque não, porque é o local onde termina a aventura e onde “ se beija” o mar e se sente que o desafio foi cumprido e que está feita uma viagem de uma vida!

Em 2018 a Transportugal Europcar Race conta com a participação de 95 atletas oriundos de todos os cantos do mundo, sendo que 80% dos mesmos são estrangeiros. Australia, Japão, Africa do Sul, Polónia, Alemanha, Noruega, França, Brasil, Mexico, EUA, Canadá são apenas algumas das 21 nacionalidades que se juntam a 20 atletas portugueses.

A lista actualizada de inscritos, e toda a informação do evento, pode ser consultada no site oficial da prova, em www.trans-portugal.com (onde poderá durante a prova, seguir todos os atletas e o andamento do grupo em tempo real) ou na pagina do facebook em www.facebook.com/TransPortugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome