PUB

No âmbito da campanha “Riding to the Future”, o Tour de France lança este ano a etiqueta “Tour de France Cycle City” com o objetivo de incentivar todas as iniciativas dos municípios a favor do uso da bicicleta no dia-a-dia.

Tour de France Cycle CityA candidatura para obtenção do selo está aberta a todas as comunidades que já sediaram o Tour de France pelo menos uma vez desde sua criação, em 1903.

PUB

Quatro níveis estão definidos, de acordo com os critérios definidos pelos especialistas da Federação Francesa de Utilizadores da Bicicleta (FUB) e levarão em conta as características específicas das grandes cidades e municípios rurais.

Chegou a hora de avançar. Embora a proporção de viagens diárias feitas de bicicleta tenha aumentando significativamente desde há vários anos, estes são apenas os primeiros resultados dos esforços feitos pela grande maioria dos municípios e comunidades francesas, para desenvolver a mobilidade não motorizada.

Para além do seu papel de protagonista no ciclismo de competição, o Tour de France está empenhado na promoção do ciclismo do dia-a-dia: Todas as medidas realizadas neste domínio, na última década, convenceram os organizadores de que a conjugação de vontades torna este compromisso mais eficaz.

Para encorajar os atores locais a continuarem seu trabalho nesta direção, o Tour de France propõe atribuir um rótulo às comunidades “amigas da bicicleta” que desejam afirmar a sua convicção. Mais de 700 municípios franceses e estrangeiros que já sediaram pelo menos uma chegada ou uma largada de uma etapa, podem candidatar-se ao apelo lançado esta semana.

Os quatro níveis serão simbolizados por pequenas bicicletas amarelas que aparecem nas placas que os municípios irão instalar nos limites das suas cidades. Os critérios têm em consideração a estratégia de desenvolvimento das infraestruturas de ciclovia, as ações concretas de apoio ao ciclismo (aprendizagem nas escolas, campanhas de sensibilização, passeios, etc.) e o apoio prestado aos clubes e diversas associações envolvidas na prática de ciclismo na sua área.

A grande disparidade de recursos entre grandes cidades como Paris ou Londres e municípios rurais de algumas centenas de habitantes será naturalmente levada em consideração na atribuição do certificado, como explica Karine Bozzacchi, coordenadora da operação: “Para um município pequeno, às vezes é difícil, por exemplo, empreender obras de construção de uma ciclovia. Por outro lado, a definição de ‘zonas de 30 km / h’ em certos bairros mostra claramente o desejo de incentivar o uso da bicicleta”.

O calendário da campanha:

  • 3 de fevereiro: início do período de candidatura
  • 15 de março: prazo para receção de inscrições
  • 31 de março: análise da documentação por um grupo de especialistas em mobilidade
  • 14-15 de abril: deliberações do júri
  • 3 de maio: anúncio das comunidades selecionadas

Mais info em www.letour.fr.

PUB