Tirreno – Adriatico: A Corrida dos Dois Mares que não pode perder

67

A Tirreno – Adriatico é uma prova de estrada, por etapas, com um percurso que liga localidades do centro de Itália situadas nas costas dos mares Tirreno e Adriático, daí ser conhecida também como “A Corrida dos Dois Mares”.

Em sintonia com a temática, o líder da prova veste uma camisola azul e o vencedor conquista um tridente, em referência a Neptuno, Deus romano do Mar. Anualmente, o troféu é retirado do fundo do mar por mergulhadores da Guarda Costeira Italiana.

Criada em 1966, esta competição realiza-se geralmente no início da temporada do circuito Europeu, sendo considerada muito importante na preparação para a “clássica” Milão – São Remo.

Os italianos somam 24 vitórias no histórico da Tirreno-Adriatico. No entanto, a última vez que tal aconteceu foi graças a Vincenzo Nibali, em 2013. Nos últimos anos, o triunfo tem sorrido a ciclistas como Alberto Contador (2014), Nairo Quintana (2015), Greg Van Avermaet (2016) e Nairo Quintana (2017). O belga Roger De Vlaeminck é o recordista de triunfos na Tirreno-Adriatico, com um total de seis obtidos de forma consecutiva entre 1972 e 1977.

E edição deste ano conta com a presença de estrelas sonantes como são os casos de Greg Van Avermaet, Peter Sagan, Miguel Ángel López, Andam Yates ou Simon Spilak. Entre os pré inscritos estão ainda ciclistas como Chris Froome, Tom Dumoulin, Mark Cavendish, Fernando Gaviria, Fabio Aru, Romain Bardet, Vincenzo Nibali ou Mikel Landa.

Entre os portugueses destaque para a presença confirmada de José Gonçalves (Katusha – Alpecin) e de Nélson Oliveira, entre os pré-inscritos.

Acomapnhe a Tirreno-Adriatico nos canais Eurosport ou no Eurosport Player de 7 a 13 de março com comentários de Gonçalo Moreira e de Paulo Martins.

Etapas:

1.ª – Contrarrelógio por Equipas – Lido di Camaiore – Lido di Camaiore (21.5 km)
2.ª – Camaiore – Follonica (167 km)
3.ª – Follonica – Trevi (234 km)
4.ª – Foligno – Sarnano Sassotetto (219 km)
5.ª – Castelraimondo – Filottrano (178 km)
6.ª – Numana – Fano (153 km)
7.ª – Contrarrelógio Individual – San Benedetto del Tronto – San Benedetto del Tronto (10 km)

Consulte a programação semanal do canal em eurosport.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome