PUB

Tim Merlier (Soudal Quick-Step) é o primeiro líder da Volta à Polónia, após ter vencido ao sprint a primeira etapa da prova, marcada por uma tempestade que ‘encurtou’ o pelotão.

Tim Merlier primeiro líder da 80ª edição da Volta à Polónia
Photo Ilario Biondi/SprintCyclingAgency©2023

Merlier, de 30 anos, impôs-se ao promissor neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma) no final dos 183,7 quilómetros com início e final em Poznan, com o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) a ser terceiro, com as mesmas 4:15.37 horas.

PUB

A tempestade – chuvas e ventos fortes – que se abateu sobre o pelotão nos derradeiros quilómetros levou a que a etapa fosse discutida por um grupo reduzido, situação também ‘fomentada’ por uma queda na parte final.

Tim Merlier primeiro líder da 80ª edição da Volta à Polónia
Photo Tomasz Śmietana

No entanto, todos os ciclistas foram creditados com o mesmo tempo do vencedor, incluindo os portugueses João Almeida (UAE Emirates), campeão em 2021, e Ruben Guerreiro (Movistar).

Tim Merlier primeiro líder da 80ª edição da Volta à Polónia
Photo Tomasz Śmietana

Na geral, Tim Merlier que hoje somou a sétima vitória da época, lidera com quatro segundos de vantagem sobre Kooij, de 21 anos, e seis sobre Gaviria, com os restantes corredores a 10 segundos – Almeida é 110.º, enquanto Guerreiro é 146.º.

No domingo, a segunda etapa, uma ligação de 202,9 quilómetros entre Leszno e Karpacz, pode fazer as primeiras diferenças na geral, uma vez que inclui já um final acidentado.

PUB