Tiago Machado, atleta da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, traz hoje uma medalha para casa, ao concluir na 3.ª posição o Contrarrelógio Individual que abriu o Campeonato Nacional de Estrada, que termina domingo em Paredes.

Tiago Machado é medalha de bronze no Contrarrelógio do Campeonato Nacional de Estrada
© João Fonseca Photographer

Especialista nesta disciplina, Machado gastou mais 13 segundos do que o vencedor, o português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), para completar o percurso, fechando o pódio do dia dos Elites. Jóni Brandão também fez um grande resultado, sendo o 5.º classificado.

Foi da melhor forma que a EFAPEL abriu os Campeonatos Nacionais de 2020. Apostou com quatro corredores no crono – Jóni Brandão, António Carvalho, Tiago Machado e Sérgio Paulinho –, que enfrentaram um percurso exigente, com 18,1 km entre as freguesias de Gandra e Baltar, concelho de Paredes. Tiago Machado apresentou-se em excelente forma frente aos adversários WorldTour e conquistou o 3.º lugar do pódio.

Tiago Machado é medalha de bronze no Contrarrelógio do Campeonato Nacional de Estrada
© João Fonseca Photographer

“O nosso objetivo está alcançado. Queríamos ganhar, mas estar no pódio final era o nosso propósito. Olhando ao conjunto de atletas que se apresentaram em prova e a quem ficou à frente do Tiago Machado, não podíamos pedir melhor. Destaque também para a prova do Jóni Brandão, que ficou entre os melhores. Trazemos uma medalha, sendo um grande resultado para a nossa equipa”, rematou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.

Tiago Machado é medalha de bronze no Contrarrelógio do Campeonato Nacional de Estrada
© João Fonseca Photographer

Tiago Machado é natural de Vila Nova de Famalicão e tem 34 anos. Distingue-se pelas suas características de trepador/ contrarrelogista e tem uma carreira internacional de se lhe tirar o chapéu, ao passar vários anos por algumas das melhores equipas do mundo, até decidir regressar a Portugal. Com um palmarés invejável, dele constam já algumas vitórias nos Nacionais, como são exemplos o ano de 2006 e 2009, onde foi coroado Campeão Nacional de Contrarrelógio em Elite. Já em 2013 ficou com o título de Vice-Campeão, mas em Estrada. E em 2015 também, mas de novo em Contrarrelógio. O ano passado, nesta disciplina da luta contra o tempo, foi o sexto classificado.

© João Fonseca Photographer

Nacionais prosseguem amanhã com a Prova de Fundo para Sub-23

Amanhã há Prova de Fundo para os Sub-23, onde a EFAPEL vai fazer-se representar por Diogo Almeida. A corrida começa às 14.30 horas num percurso com 138,2 km, que tem partida e chegada em Gandra, nas instalações da Majorfe.

CLASSIFICAÇÕES: CAMPEONATO NACIONAL DE ESTRADA 2020

Classificação Contrarrelógio Individual | Zona Industrial de Gandra – Kartódromo de Baltar, Paredes: 18,1 km

1.º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), 23m45s
3.º Tiago Machado (EFAPEL), a 13s
5.º Jóni Brandão (EFAPEL), a 37s
11.º António Carvalho (EFAPEL), a 53s
28.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 03m3s