Tiago Ferreira vice-campeão europeu de maratonas

1217

Tiago Ferreira vice-campeão europeu de maratonas 2016O português Tiago Ferreira foi o segundo classificado no Campeonato da Europa de Maratonas BTT, disputado em Sigulda, Letónia, com vitória do estoniano Peeter Pruus.

O corredor viseense cumpriu o objetivo de alcançar o pódio na terceira vez que conseguiu terminar um Campeonato da Europa no top 10. O vencedor da corrida é desconhecido do mundo das Maratonas BTT, mas é conhecido do ciclismo português, uma vez que faz parte da equipa continental de estrada Rietumu-Delfin, que, em 2015 e 2016, estagiou no Algarve, no âmbito do programa Cyclin’Portugal.

Peeter Pruus concluiu os 105 quilómetros da corrida em 3h28m38s, menos dois segundos do que Tiago Ferreira. O terceiro foi o checo Kristin Hynek, a 43 segundos.

“O Tiago fez uma corrida de grande qualidade, em termos físicos e de leitura dos acontecimentos. Atacou para fazer a seleção na primeira passagem pela meta e, no final, aproveitou a subida para a chegada para tentar ganhar. Foi apenas batido ao sprint por um adversário. Este é um dos dias mais importantes do BTT português, porque nunca antes tínhamos conseguido uma medalha em Europeus ou Mundiais na categoria de elite”, afirma o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

Tiago Ferreira vice-campeão europeu de maratonasO resultado neste Campeonato da Europa confirma o potencial de Tiago Ferreira, numa disciplina de fundo, para a qual, aos 27 anos, o português é considerado ainda muito jovem e um ciclista com larga margem de evolução.

“Fiquei um pouco triste por não ter ganho, mas reconheço que o segundo lugar é muito bom e significa a concretização de um objetivo que tinha há muito: fazer um lugar no pódio. Discuti a prova até ao final, mas nos últimos 100 metros não consegui aguentar o ritmo do ciclista que venceu”, explica Tiago Ferreira.

O corredor de Viseu já tem mais duas metas: “Quero revalidar o título de campeão nacional, algo que é sempre importante para mim e para a equipa. E vou lutar por um top 5 no Campeonato do Mundo”, confessa o novo vice-campeão europeu de maratonas.

Tiago Ferreira é um dos quatro portugueses pré-convocados para a prova de cross country olímpico dos Jogos do Rio de Janeiro, onde Portugal estará representado por dois corredores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome