PUB

A Equipa Portugal compete, no próximo domingo, no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), em Svit, Eslováquia, apresentando Tiago Ferreira como candidato ao pódio.

O atual vice-campeão mundial e europeu de XCM é o único convocado pelo selecionador nacional, Pedro Vigário, para este Europeu. Tiago Ferreira conseguiu lugares no pódio nos dois Mundiais e no mais recente Europeu. Em 2016 foi campeão mundial e vice-campeão europeu de XCM e, já em 2017, conseguiu a medalha de prata no Campeonato do Mundo, no qual apenas foi batido ao sprint por Alban Lakata.

PUB

Este currículo dá confiança a Pedro Vigário, que acredita no potencial do corredor para bater-se pelas primeiras posições. “Vamos lutar pela vitória. Sabemos que é uma tarefa difícil e que os adversários são fortes, mas é um objetivo concretizável”, frisa o selecionador nacional.

A corrida disputa-se a partir das 7h05 de domingo (hora portuguesa). Os corredores vão encontrar um percurso anormalmente extenso, com 134 quilómetros, e um acumulado de subida de 4200 metros, o que indicia muita dificuldade. “O percurso é longo e duro, muito mais ao jeito do Tiago do que o traçado do Campeonato do Mundo”, avalia Pedro Vigário.

Pedro Vigário e Tiago Ferreira viajaram hoje para a Eslováquia, prevendo-se que o reconhecimento do percurso no terreno se faça amanhã. O corredor tem, contudo, as metas bem definidas. “Sabemos que é um percurso longo, com 4200 metros de acumulado e que passará numa zona com 2200 metros de altitude. Falta ver o traçado concreto para perceber se será mais um estradão ou em ‘single track’. Mas as expectativas são as de lutar pelo pódio. No ano passado fui segundo e agora quero fazer melhor. É para isso que aqui estou”, assume Tiago Ferreira.

PUB