PUB

Em Tabuado (Marco de Canaveses), Maratona de Almocreve serviu para a atribuição dos títulos nacionais de XCM.

Tiago Ferreira e Raquel Queirós sagraram-se campeões nacionais de XCM 2019Tiago Ferreira voltou a envergar a vestimenta de campeão nacional após um ano de interregno, o mais internacional dos atletas portugueses de XCM reconquistou o título nacional de Elites na localidade de Tabuado, no Marco de Canaveses.

PUB

Na corrida de 92 quilómetros, com 3450 metros de “acumulado”, o antigo campeão mundial de XCM, a competir com as cores da DMT Racing Team avantajou-se ainda no primeiro terço do percurso para consolidar uma vantagem confortável sobre o segundo classificado, o seu colega de equipa, José Dias.

Tiago Ferreira e Raquel Queirós sagraram-se campeões nacionais de XCM 2019No cronómetro, o atleta viseense cumpriu o percurso – coincidente com a sétima edição da Maratona de Almocreve – em 4h29m11s, deixando o segundo classificado, a 9m10s de diferença.

Tiago Ferreira e Raquel Queirós sagraram-se campeões nacionais de XCM 2019O terceiro lugar foi pertença de David Vaz, a correr a título individual e que gastou mais 12m32s do que o vencedor.

Na corrida feminina, Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) sagrou-se campeã nacional de Elites pela primeira vez na disciplina. A atual líder do ranking da Taça de Portugal de Cross-Country Olímpico ousou a discussão do título numa vertente distinta e saldou-se com sucesso.

Tiago Ferreira e Raquel Queirós sagraram-se campeões nacionais de XCM 2019Queirós percorreu a distância em 4h32m56s antecipando-se em mais de oito minutos a Melissa Maia (Korpo Ativo BTT/UDL-União Desportiva Lorvanense), enquanto que o terceiro posto do pódio foi preenchido pela algarvia Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), com mais de 12 minutos de atraso.

Nas corridas das categorias Masters consagraram-se uma série de novos campeões nacionais. Em Master 30,  Jose Lourenço (SPAC BTT) subiu ao mais elevado grau do pódio; em Master 35, Carlos Gomes (BTT Seia) sagrou-se campeão, o mesmo sucedendo com Martinho Saragoça (Transfor), em Master 40.

António Passos (Rompe trilhos/AJPCar) foi o mais forte na categoria Master 45 e Carlos Soares (Saertex Portugal) venceu entre os Master 50. Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca-CEPSA-Casa Lima Chaves) foi o mais capaz nos Master 55 e Manuel Pinto (Saertex Portugal) venceu nos Master 60.

Nas categorias femininas, Raquel Marques (AXPO-Firstbike Team-Vila do Conde) venceu nas Master 30 e Marlene Costa (individual) foi a mais forte nas Master 40.

Na vertente de Paraciclismo, Gil Pereira (Batotas-Ponte de Lima) venceu na Classe C e Tiago Craveiro competiu na Classe D.

PUB