PUB bikeinn_cod_728x90_por

Tiago Ferreira e Liisa Ehrberg vencem a Meda100O campeão nacional de maratonas BTT (XCM), Tiago Ferreira (Team Protek), e a estoniana Liisa Ehrberg (Veloplus Torq Proteam) ganharam hoje, em elite, a Mêda100, pontuável para o circuito World Marathon Series e para a Taça Cyclin’Portugal.

Meda100A prova, disputada sob condições meteorológicas muito adversas, revelou a grande capacidade de sofrimento de Tiago Ferreira, que ultrapassou todos os obstáculos para concluir os 107 quilómetros da maratona masculina em 4h49m38s.

PUB

Tiago Ferreira Meda100A concorrência nada pôde fazer perante a superioridade de Tiago Ferreira. O minhoto José Rodrigues (FC Famalicão/Soniturismo/Bike World) foi quem mais se aproximou, gastando mais 6m53s do que o viseense. Rúben Almeida (BTT Seia) foi o terceiro classificado, a 11m59s do primeiro. O belga Frans Claes (Loving Hut MTB Team), que chegou a Mêda como número dois mundial do XCM, não foi além do quarto lugar, a 19m40s do campeão português.

Liisa Ehrberg Meda100A estoniana Liisa Ehrberg também se mostrou num patamar claramente superior às demais participantes na prova feminina de 89,5 quilómetros. Cortou a meta ao fim de 5h01m18s de corrida, menos 15m12s do que Tânia Neves (Clube BTT de Águeda/Blackjack) e menos 18m10s do que Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI), que a seguiram no pódio.

Os efeitos do mau tempo foram mais gravosos nas categorias de veteranos, provocando muitos abandonos e situações de hipotermia. Em função disso, a prova de masters foi neutralizada na terceira zona de assistência, sendo a classificação elaborada pela ordem de chegada a esse local.

Pedro Marques (Maiatos/Reabnorte/BikeZone) foi o melhor master 30, Ricardo Gonçalves (Casa do Benfica de Castro Daire) triunfou em master 35, Ângela Gonçalves (BTT Seia) ganhou em master 30 feminina, António Ferreira (BTT Gardunha/Fundão 365 à Descoberta) venceu em master 40, Fernando Carriço (BTT Seia) foi o primeiro master 45, Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) encabeçou a lista de master 40 femininas, Reinaldo Luís (HC Turquel/TalachaShop/Valsabor) bateu os restantes master 50 e Manuel Pinto (Mouquim/Afacycles/Eugénios/Bargauto) teve a primazia em master 55.

O BTT Seia impôs-se por equipas.

PUB