Tiago Ferreira 13.º no Campeonato da Europa de XCM

183

O português Tiago Ferreira foi o 13.º classificado no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), disputado em Spilimbergo, Itália, com vitória do russo Aleksei Medvedev.

© Scarpante Denis

A corrida de 104 quilómetros era marcada pela longa subida, de 14 quilómetros, até ao alto do Monte Pala, no início da segunda metade da prova. No entanto, foi antes disso que tudo começou a decidir-se, devido ao forte ritmo imposto, sobretudo pela numerosa armada italiana.

Apesar de o andamento ser forte, os transalpinos tiveram capacidade para ir atacando à vez, deixando os favoritos, entre os quais os detentores do título mundial, Alban Lakata, e do título europeu, Tiago Ferreira, sem capacidade de resposta.

O viseense ainda tentou remar contra a maré, procurando cumprir o objetivo de bater-se pelo pódio. “O Tiago teve um desgaste grande na tentativa de responder aos múltiplos ataques dos italianos, acabando por pagar a fatura. Ao longo de mais de quatro horas de prova, atingiu valores muito elevados de potência normalizada, mas os adversários, especialmente aqueles que não estavam no lote de favoritos, andaram muito mais”, explica o selecionador nacional, Pedro Vigário.

A vitória foi para o russo Aleksey Medvedev, que cortou a meta ao fim de 4h19m59s de corrida. O segundo classificado, a 1m35s, foi o italiano Samuele Porro, e o terceiro, a 3m11s, foi outro transalpino, Fabian Rabensteiner. Tiago Ferreira foi o 13.º, a 9m07s.

José Dias foi o segundo elemento da Equipa Portugal presente em Spilimbergo, acabando na 38.ª posição, a 21m30s.

David Vaz (Reabilitar Viana) e António Passos (Rompe Trilhos Clube BTT) competiram ao serviço das respetivas equipas. Vaz foi o 62.º, a 33m39s, e Passos fechou em 88.º, a 1h05m37s.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome