No seguimento da situação epidemiológica que se vive a nível mundial derivada do Covid-19 e que afeta Portugal, o Montanha Clube e a Câmara Municipal da Lousã vêm-se assim obrigados a adiar a This is Lousã Mercedes-Benz UCI Mountain Bike World Cup que se iria realizar no Louzanpark nos próximos dias 21 e 22 de Março.
Segundo a “Orientação” de 10/03/2020 da Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas, existem vários pontos que tornam a realização deste evento desfavorável uma vez que se considera este como um evento de massas e pode contribuir para o aumento da propagação da infeção, e tendo como prioridade a proteção da saúde pública, estabelecem-se as seguintes orientações:
“Adiar ou cancelar todos os eventos que impliquem ou possam implicar a concentração de mais de 150 pessoas em concelhos nos quais se verifique a existência de clusters (ou focos) com transmissão secundária de COVID-19 ou quando existirem casos confirmados em relação aos quais não se encontra a ligação epidemiológica.”
Adiar ou cancelar todos os eventos que, ainda que com uma concentração de menos de 1.000 pessoas, impliquem ou possam implicar a participação de pessoas que estiveram presentes, nos últimos 14 dias, em áreas onde existe transmissão comunitária ativa e sustentada do vírus, a saber, à data, Itália, China, Coreia do Sul, Irão, Japão e Singapura, atualizáveis conforme a evolução epidemiológica.
Sem prejuízo das orientações anteriores, adiar ou cancelar todos os eventos que ocorram ao ar livre e que impliquem a concentração de mais de 5.000 pessoas.
A This is Lousã Mercedes-Benz UCI MTB World Cup contava com os melhores atletas do mundo e respectivas estruturas oriundos dos diversos pontos do mundo, onde se estimava cerca de trinta e três nacionalidades diferentes.
A nova data para a realização do evento será assunto a debater entre a entidade organizadora e o orgão máximo do ciclismo mundial na próxima semana, Montanha Clube e UCI.
O Montanha Clube como entidade organizadora do evento lamenta o sucedido, que se trata de um problema de saúde publica nacional e mundial grave.
“A UCI gostaria de agradecer à cidade de Lousã e ao Montanha Clube pela sua cooperação nesta difícil situação, bem como aos pilotos, equipas e todas as partes envolvidas pela compreensão.”