O vice-campeã nacional Francisco Pardal desceu para a vitória na quinta prova pontuável da Taça de Portugal de Downhill (DHI) registando, na pista da Bezerra, em Figueiredo, Porto de Mós, o seu primeiro triunfo esta época no troféu federativo.
O natural de Soure fez o segundo melhor tempo na manga de qualificação, mas cumpriu a descida da “final” em 3m03s27, um registo que confirmou a sua boa adaptação” à pista, dado que o segundo classificado, Rui Teixeira (Getpro/Linhas Afemar/Torcatense) demorou mais quatro segundos a cumprir o trajeto totalizando 3m07m37c. O espanhol Gabriel Alonso (Extreme Bike) terminou a corrida principal no terceiro lugar do pódio gastando mais 12 segundos do que o vencedor com o cronómetro a estanca nos 3m15s49c.
Depois dos triunfos forasteiros do britânico Matthew Simmond (S.Brás de Alportel), das duas vitórias de Rémi Thirion (Pampilhosa da Serra e Lousã) e do sucesso do campeão nacional Vasco Bica (Ribeira de Pena), foi a vez de Pardal estrear-se a vencer na Taça de Portugal acumulando ainda a liderança do troféu, quando já só resta a sexta e última prova a disputar.
Na Elite feminina, a campeã nacional Filipa Peres (MS Racing Portugal) regressou às vitórias interrompendo, na Taça de Portugal, um jejum que durava desde a primeira prova pontuável disputada no Algarve. A ciclista gondomarense partilhou o pódio de Porto de Mós com Margarida Bandeira (Montanha Clube/LouzanPark) e Ana Costa (Casa do Povo de Abrunheira), respetivamente segunda e terceira classificada.
Nos restantes escalões, João Pereira (Getpro/linhas Afemar) venceu nos juniores e Guilherme Pissarra, da Casa do Povo de Abrunheira, foi o mais lesto nos cadetes. Nos Masters “30”, o madeirense Daniel Pombo levou a melhor – fez a segunda mais rápida descida com todos dos escalões combinados, Helder Padilha (Montanha Clube/LouzanPark) foi 3º. Já Rui Cruz venceu nos Masters 40 e José Salgueiro festejou novo triunfo nos Masters 50.
Na classificação das equipas, a melhor em Porto de Mós foi a MCF/Xdream/Município de S. Brás.