Taça do Mundo de Pista | Dupla portuguesa sexta classificada em madison

69

João Matias e Rui Oliveira conseguiram a sexta posição na prova de madison da Taça do Mundo de Pista, disputada na madrugada deste sábado, em Cambridge, Nova Zelândia. É o melhor resultado de Portugal na Taça do Mundo 2018/2019 nesta disciplina olímpica.

A equipa nacional esteve muito ativa ao longo das 120 voltas (30 km), pontuando em seis dos doze sprints de atribuição de pontos. João Matias e Rui Oliveira finalizaram a prestação com 16 pontos, o que lhes valeu a sexta posição.

A luta pelo pódio travou-se entre três seleções que conseguiram dobrar o pelotão e os holandeses, que, não tendo dado voltas de avanço, conseguiram pontuar em nove sprints. A correr em casa, os neozelandeses Campbell Stewart e Aaron Gate foram hegemónicos, terminando com 76 pontos. Seguiram-se os holandeses Yoeri Havik e Roy Pieters, com 30, e os estadunidenses Daniel Holloway e Adrian Hegyvary, co, 26.

Após a participação em Madison, João Matias regressou à pista disputar a prova de scratch, na qual foi o nono classificado em 16 participantes. O corredor português ficou no pelotão principal, que cedeu uma volta para os seis homens mais fortes da corrida, que se bateram pelas posições de pódio. O grego Christos Volikakis foi o vencedor, seguido pelo suíço Thery Schir e pelo austríaco Stefan Matzner.

Maria Martins competiu, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado no concurso olímpico de omnium. A ribatejana foi a 12.ª classificada em 22 participantes. A corredora portuguesa começou por ser a 12.ª em scratch, foi 15.ª na corrida tempo, 10.ª em eliminação. Na corrida por pontos segurou não pontuou nem foi dobrada, o que lhe garantiu o 12.º lugar final.

Hoje, às 21h30, Rui Oliveira inicia a participação no concurso masculino de omnium, que vai terminar cerca das 3h30. Às 6h20, Maria Martins compete na final direta de scratch feminino.

Deixar uma resposta