PUB bikeinn_cod_728x90_por

Prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23 terminou com o triunfo isolado do ciclista da Miranda-Mortágua

António Barbio (Miranda-Mortágua) venceu isolado a 10.ª Edição do Memorial Bruno Neves, em Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis) convertendo-se no primeiro líder da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23. O russo Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira) foi o segundo classificado, seguido por Pedro Paulinho (Efapel).

PUB

O triunfo do ciclista de Sobral de Monte Agraço no 10.º Memorial Bruno Neves começou a desenhar-se à entrada da sétima e última volta do percurso, quando faltaram percorrer cerca de 20 dos 146 quilómetros da corrida. O ataque do ciclista da Miranda-Mortágua apanhou desprevenido os rivais com que seguia na fuga permitindo-lhe ganhar preciosos segundos que se converteram, na linha de meta, em 1m01s de vantagem sobre o segundo classificado do dia, o russo Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira).

A corrida disputada sob condições meteorológicas adversas foi uma prova de resistência e eliminação à qual sobraram 52 ciclistas classificados. Um primeiro grupo de 22 homens comandou as operações no primeiro terço da corrida, dando lugar, em nova seleção de valores a meio da viagem, com quatro ciclistas na frente: António Barbio (Miranda-Mortágua), José Ferreira (W52-FC Porto), Luís Gomes (RP-Boavista) e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira). Estes ainda receberam a companhia de mais três corredores, Bruno Silva (Efapel), Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) e Ivo Oliveira (Axeon) para as duas voltas finais mas a nova situação de corrida não agradou a Barbio tendo o comandado de Pedro Silva optado por antecipar os ataques lançando a sua cartada pessoal.

Com as características de rolador que lhe são reconhecidas e seguindo um um padrão de ataque idêntico ao do ano passado, aquando da sua vitória na sétima etapa da Volta a Portugal (Santo Tirso), António Barbio pedalou isolado para a sua primeira vitória da época, somando os primeiros 75 pontos da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23.

A decisão dos lugares seguintes premiou a equipa mais inconformada, o Sporting-Tavira, que forçou a perseguição na cabeça do pelotão até lançar para o segundo lugar do dia por intermédio de Grigoriev.

Nas contas finais do 10.º Memorial Bruno Neves, a Miranda-Mortágua foi a equipa que mais se avistou nas cerimónias protocolares tendo à vitória de Barbio somado o triunfo na classificação por equipas e das classificações gerais da montanha, metas-volantes e juventude, por intermédio de Hugo Nunes.

Luís Gomes (RP-Boavista) foi o vencedor da classificação dos sprints-especiais.

Na classificação da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23, António Barbio lidera com 75 pontos, seguindo-se Aleksandr Grigorev (65 pontos) e Pedro Paulinho (60 pontos). Nos sub-23, a liderança do troféu é pertença de Hugo Nunes.

A próxima prova pontuável para o troféu decorre a 1 de julho com a realização da Volta a Albergaria.

Classificação
1.º António Barbio (Miranda-Mortágua), 3h28m39s
2.º Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira), a 1m01s
3.º Pedro Paulinho (Efapel), a 1m06s
4.º Luís Gomes (RP-Boavista), mt
5.º David Rodrigues (RP-Boavista), a 1m10s
6.º Hugo Nunes (Miranda-Mortágua), a 1m15s
7.º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), a 1m24s
8.º Bruno Silva (Efapel), a 1m26s
9.º José Ferreira (W52-FC Porto), a 1m40s
10.º Ivo Oliveira (Hagens Berman Axeon), a 2m14s

Ranking Taça de Portugal Jogos Santa Casa (ELITE)
1.º António Barbio (Miranda-Mortágua), 75 pontos
2.º Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira), 65
3.º Pedro Paulinho (Efapel), 60
4.º Luís Gomes (RP-Boavista), 55
5.º David Rodrigues (RP-Boavista), 50
6.º Hugo Nunes (Miranda-Mortágua), 45
7.º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), 40
8.º Bruno Silva (Efapel),35
9.º José Ferreira (W52-FC Porto), 30
10.º Ivo Oliveira (Hagens Berman Axeon), 25

Ranking Taça de Portugal Jogos Santa Casa (Sub-23) 
1.º Hugo Nunes (Miranda-Mortágua), 75 pontos
3.º Francisco Campos (Miranda-Mortágua), 65
4.º André Carvalho (Liberty-Seguros), 55
5.º André Ramalho (Jorbi-Team José Maria Nicolau), 50
6.º Emanuel Duarte (FGP-Cube-Bombarral), 45
7.º Gonçalo Carvalho (Miranda-Mortágua), 40
8.º João Salgado (RP-Boavista), 35
9.º João Leite (Vito-Feirense-Blackjack), 30
10.º João Carneiro (Liberty Seguros/Carglass), 2

PUB