Taça de Portugal DHI | Espanhol Ángel Suarez desceu para a vitória em Ribeira de Pena

32

Entrada na fase decisiva da competição ao rubro com troféu na categoria de elite a ser decidido a 27 de maio em Porto de Mós. Emanuel Pombo superou Vasco Bica e lidera por escassos três pontos

O espanhol Ángel Suarez (The Yt Mob) regressou aos triunfos na Taça de Portugal de Downhill (DHI) ao conquistar em Santa Marinha (Ribeira de Pena) a quarta prova do troféu.

Dois meses decorridos desde a vitória na Santa Helena, Tarouca, aquando da competição de arranque da Taça de Portugal de DHI e já depois do episódio de desclassificação, por erro no percurso, na competição seguinte em S.Brás de Alportel,  Ángel Suarez voltou à ribalta, saboreando o triunfo após bater o campeão europeu Francisco Pardal. O terceiro lugar do pódio na principal categoria pertenceu ao Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) que passou a assumir liderança da Taça de Portugal.

A vitória do atleta natural de Vigo foi construída de forma discreta, dado que, na manga de qualificação, Suarez somou apenas o oitavo tempo, tendo o madeirense Emanuel Pombo sido o mais rápido. No entanto, na final, Suarez “voou” entre a concorrência maioritariamente nacional – apesar da calendarização internacional da corrida – superando Pardal por mais de dois segundos.

O desfecho classificativo na categoria de Elites Masculinos permitiu a mudança de líder com Pombo a tomar o relevo de Vasco Bica, vencedor do troféu na época passada, por apenas três pontos de vantagem. A sentença do Troféu será dada no final de mês de Maio com a disputa da prova final da Taça de Portugal de DHI em Porto de Mós (27 de maio).

Margarida Bandeira (ADAR/Ofimoto) foi a vencedora na Elite Feminina não perturbando, no entanto, a liderança de Ana Costa (Ciclo Madeira Clube Desportivo). Nos Juniores masculinos, Tomás Barreiros (ADAR/Ofimoto) levou a melhor sobre o campeão europeu júnior, o português Tiago Ladeira (Miranda Factory), cabendo ao espanhol Victor Marino (X Bikes CC), o terceiro lugar na tabela classificativa.

Nesta categoria, Tiago Ladeira permanece solidamente no comando da Taça de Portugal de DHI com 135 pontos de avanço sobre Barreiros. Nos cadetes, Gonçalo Bandeira (Miranda Factory) ampliou a sua vantagem no troféu após somar a terceira vitória em quatro provas disputadas. Nos escalões Masters sagraram-se vencedores: Rui Cabrita (Wildpack BCF Algarve Racing) nos Masters 30; José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira), nos Masters 40; José Salgueiro (MCF/XDREAM/Município de S.Brás) nos Masters 50.

Por equipas a Miranda Factory fez valer o seu coletivo triunfando em Santa Marinha reforçando a classificação coletiva da Taça de Portugal diante das formações algarvias da MCF/XDREAM/Município de S.Brás e da Wildpack BCF Algarve Racing, respetivamente segunda e terceira classificada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome