Renhida disputa na terceira prova da Taça de Portugal de Enduro acaba com vitória de Francisco Pardal sobre o campeão nacional José Borges. Madeirense Emanuel Pombo prossegue como líder do Troféu.
A emoção da Taça de Portugal de Enduro mediu-se ao segundo dada ter sido esta a diferença de tempo entre o primeiro e o segundo classificado da principal categoria após os seis percursos especiais cronometrados (PEC) na Lousã. No regresso do Troféu federativo à Lousã, o melhor do fim-de-semana de competição foi Francisco Pardal.
O atual campeão europeu de Downhill na categoria de Elites repartiu o número de vitórias nos PEC com o o campeão nacional de Enduro, José Borges (Miranda Factory) mas na contabilização dos tempos totais avantajou o rival em pouco mais de um segundo.
O terceiro lugar do dia na classificação de elite, a 36 segundos, foi pertença do madeirense Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) que, contudo, manteve a liderança da geral do Troféu.
Na classificação geral da Taça de Portugal de Enduro, decorridas três provas, Emanuel Pombo soma 470 pontos contra os 350 pontos de José Borges e os 315 de José Oliveira (Enduro BTT Braga) despromovido agora ao terceiro posto do ranking.
A competição feminina manteve o despique em alta com o triunfo, por décimas de segundo, a sorrir à estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte). A segunda classificada foi Ana Leite (Enduro BTT Braga) enquanto que a terceira posição, já mais distanciada, foi obtida por Gabriela Vasconcelos (BTT Enduro Terras de Bouro). Na classificação geral da Taça de Portugal, a prova da Lousã recolocou Meier na liderança do troféu.
Nas restantes categorias classificadas na Lousã, Tiago Ladeira (Miranda Factory) bateu Tomás Barreiros (A.D.A.R. / OFIMOTO) para ser o melhor nos juniores. Nas contas à geral da categoria é, no entanto, Guilherme Pissarra (Casa do Povo de Abrunheira) quem comanda o troféu. Na categoria de cadetes, com apenas três PEC’s disputadas, sagrou-se vencedor Nuno Reis (Maiatos/Reabnorte) enquanto que, no sector feminino, a melhor da categoria foi a colega de equipa Rafaela Ramalho.
Brett Wheeler (MS Racing Portugal / Estrelas da Amadora) foi o vencedor em Master 30, seguido de Helder Padilha.
Na categoria Master, na Lousã, sagraram-se vencedores: Nuno Lopes (A.D.A.R. / OFIMOTO) em Master 40; José Salgueiro (José Salgueiro MCF / Xdream / Município de São Brás) em Master 50 e Fátima Vida (Assoc. 20Kms Almeirim) em Master Feminina.
Video com os melhores momentos:
A próxima prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro decorre a 2 de setembro em Celorico da Beira.