Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) ganhou hoje, em Anadia, a primeira prova da final da Taça de Portugal de Cadetes, um contrarrelógio de 14 quilómetros.
No primeiro confronto entre os cadetes de todo o país, após a fase de corridas inter-regionais de apuramento, Tiago Santos foi o último a ir para a estrada e justificou o estatuto, destacando-se da concorrência.
O corredor da equipa alcobacense cumpriu os 14 quilómetros em 20m16s, deixando o segundo classificado, Tiago Silva (Grupo Desportivo de Lousa), a 25 segundos. O terceiro, a 41 segundos, foi Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
Após esta corrida, Tiago Santos comanda a geral da Taça com 125 pontos. Tiago Silva tem 105 e Miguel Batista (Centro Ciclismo de Loulé) soma 98.
Coletivamente, a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel ganhou o contrarrelógio, assumindo o comando da geral coletiva da Taça, com 38 pontos, mais dois do que os somados pelo Centro Ciclismo de Loulé.
A última prova pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes corre-se neste domingo. O pelotão jovem irá partir de Sangalhos às 10h30 para percorrer 85 quilómetros. A chegada, em Sangalhos, está prevista para pouco antes das 13h00.
A vitória na corrida de domingo dará 75 pontos ao vencedor, o que significa que, matematicamente, há oito corredores com possibilidade de conquistar a Taça de Portugal.