SRAM/Rock Shox 27,5

377
A SRAM/Rock Shox acaba de se manifestar positivamente pela adoção da nova opção de tamanho de aros para Mountain Bike, o padrão 650B ou, para simplificar, 27,5″.

Medida intermediária entre as tradicionais 26″ e as novas e revolucionárias 29″, o regresso dos 27,5 vem sem uma explicação lógica ou convincente. Se por um lado dá mais opções ao ciclista, traz também muitas dúvidas – mal explicadas – a respeito de suas vantagens e desvantagens. A indústria a coloca como a melhor opção para bikes trail com curso entre 130-150mm. Vamos ver.

O facto é que a SRAM e a Rock Shox publicaram na sua newsletter que já estarão disponíveis no mercado suspensões e rodas no tamanho alternativo “como parte do esforço para oferecer aos ciclistas as melhores opções de rodas, suspensões e equipamentos para todos os tamanhos de aros disponíveis”.

O gerente de produtos RockShox, Jeremias Boobar, disse que o crescente interesse de gerentes de produção acabou por colocar o aro 650B no centro das atenções e criou a necessidade de um rápido desenvolvimento de componentes para essa medida na SRAM. Segundo ele, “muitas das marcas europeias perdeu a onda inicial 29er, e eles estão prontos para entrar no mercado com as 650B”.

Eu acho que, como já foi comprovado à exaustão, inclusive em testes da própria Specialized, os aros 29 não traduzem aquele ganho extraordinário que a indústria quis fazer crer que eles teriam no seu lançamento, e a tendência é eles virarem opção para um tipo de biker e pedal específico. Aparentemente, então, as vantagens ou desvantagens, na mudança de 26 para 27,5, tendem a ser mínimas, o que não justificaria uma troca imediata de bike.

Assim, o 27,5 ou 650B, como queiram – será simplesmente o que a Rock Shox/SRAM diz que eles são: uma opção a mais. Mais dia, menos dia, deve surgir o aro 25 – intermediário entre o 26 e o 24, e o 32, quem sabe. Algumas dessas tentativas da indústria se transformarão em padrão, outras serão descontinuadas. O que vai acontecer, o tempo dirá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome